ABASTECIMENTO

Obras do DMAE podem afetar abastecimento de 480 mil moradores de Porto Alegre

Intervenções simultâneas atingem zonas Sul, Leste e Central. Religação da ETA Menino Deus está prevista para terça-feira (21).

Crédito: Alex Rocha/PMPA
Crédito: Alex Rocha/PMPA

Uma série de intervenções deve afetar o abastecimento de água potável para mais de um terço dos moradores de Porto Alegre. Vão ser afetados bairros das zonas Sul, Leste e Central da Capital gaúcha. Conforme o DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgotos) as obras integram o plano de preparação para o verão.

Ao todo, vão ocorrer seis intervenções simultâneas a partir das 22 h desta segunda-feira (20). Durante os trabalhos, será desligada a ETA (Estação de Tratamento de Água Menino Deus.

Cerca de 480 mil pessoas poderão ter o fornecimento interrompido. A retomada da operação da ETA está prevista para 22 h de terça-feira (21). Portanto, nas áreas mais altas e distantes, o retorno total está previsto até a quarta-feira (22).

Áreas afetadas

O Sistema Menino Deus abastece integral ou parcialmente 46 bairros de Porto Alegre, entre eles Alto Teresópolis, Belém Velho, Camaquã, Cavalhada, Cristal, Glória, Ipanema, Jardim Botânico, Lomba do Pinheiro, Menino Deus, Nonoai, Partenon, Petrópolis, Santa Tereza, Santana, Santo Antônio, Teresópolis, Tristeza, Vila Jardim e Vila Nova.

Áreas que devem ser afetadas pelos serviços do DMAE. Crédito: DMAE / PMPA

DMAE prevê captar mais água

Entre as intervenções, destaca-se a substituição de uma válvula de 800 mm na (Estação de Bombeamento de Água Bruta) Menino Deus, o que deve aumentar a capacidade de captação e reduzir paradas operacionais em dias de calor.

Na ETA homônima, duas válvulas internas de 700 mm serão trocadas para ampliar a confiabilidade do sistema. Também vai ocorrer poda de vegetação no entorno para evitar interferências na rede elétrica.

Já a EBAT (Estação de Bombeamento de Água Tratada) Catumbi receberá um novo motor de maior potência. A adutora que atende o bairro Teresópolis terá substituição de um registro de 600 mm. Paralelamente, equipes das distritais do DMAE farão reparos complementares e manutenções solicitadas via Sistema 156.

Atendimento de caminhões-pipa

Durante a parada, o abastecimento por caminhões-pipa será direcionado a hospitais, postos de saúde e escolas. As demais demandas serão atendidas conforme a disponibilidade das equipes.

Após o restabelecimento, a água pode apresentar alterações de cor ou gosto devido ao arraste de micropartículas não prejudiciais à saúde. Caso o problema persista, os moradores podem solicitar lavagem da rede pelo telefone 156 (opção 2).

Seu negócio no Agora RS!

Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.