SAÚDE PÚBLICA

Exército vai atuar no combate à dengue em Porto Alegre

Militares darão apoio logístico e atuarão na conscientização da população nos bairros mais afetados

Secretário Fernando Ritter participa de reunião de alinhamento com o Comando Militar do Sul para apoio no combate à dengue em Porto Alegre - Foto: Carolina Zeni/PMPA
Secretário Fernando Ritter participa de reunião de alinhamento com o Comando Militar do Sul para apoio no combate à dengue em Porto Alegre - Foto: Carolina Zeni/PMPA

Porto Alegre e Rio Grande do Sul - O combate à dengue em Porto Alegre terá apoio do Exército Brasileiro. A capacitação dos militares deve acontecer ainda nesta semana e a atuação às equipes está prevista para ocorrer nos próximos dias.

Em reunião com o secretário da Saúde, Fernando Ritter, o Exército sinalizou positivamente ao pedido da prefeitura para colaboração em duas frentes. São elas: atividades de conscientização da população, com equipes nas ruas, e apoio logístico na aplicação de inseticida nos bairros com maior número de casos.

“A parceria com o Exército é fundamental em momentos de maior incidência da doença. A união de esforços é essencial para que possamos ampliar as ações preventivas e proteger a população”, destacou Ritter.

A atuação das equipes ocorrerá de forma integrada às estratégias já desenvolvidas pelo município, como mutirões de limpeza, visitas domiciliares e ações educativas nas escolas. A capital gaúcha decretou situação de emergência no último dia 17.

Registros

Até o momento, Porto Alegre registra 4,6 mil casos confirmados de dengue e cerca de 20 mil notificações da doença. Dois óbitos foram confirmados. A Zona Norte da cidade segue como a região com maior incidência, exigindo atenção especial das equipes de vigilância e controle.

A Prefeitura reforça o pedido à população para que colabore no combate à dengue, eliminando focos de água parada e recebendo os agentes de endemias.