A emergência do HRES (Hospital Restinga e Extremo-Sul), em Porto Alegre, voltará a atender a população em geral nesta semana. A reabertura ocorre de forma antecipada devido à conclusão dos trabalhos de higienização dos dutos do sistema de climatização.
O atendimento volta a ocorrer, de forma integral, a partir das 8h da manhã de quinta-feira (1º de maio). O serviço estava suspenso desde 22 de abril para garantir a segurança de pacientes e profissionais durante a execução da limpeza técnica exigida pelas normas da Vigilância em Saúde.
Inicialmente, a retomada dos atendimentos estava prevista para 7 de maio, mas o adiantamento dos serviços permitiu a reabertura antecipada.
Atendimento foi restrito a casos graves durante a suspensão
Durante o período de suspensão, apenas casos graves encaminhados por ambulâncias reguladas pelo Samu foram atendidos no hospital.
A desocupação completa da emergência foi necessária em razão da complexidade dos procedimentos de limpeza, que envolvem o sistema de ar-condicionado utilizado no setor.
Com a normalização dos serviços, a emergência do HRES volta a funcionar plenamente para a população da Região Sul da Capital.