
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu, nesta quinta-feira (27), um alerta para a possibilidade de forte temporais na sexta-feira (28). O avanço de uma frente fria deve promover a formação de instabilidades
Conforme o aviso, há risco de queda de granizo, inclusive de tamanho elevado, rajadas de vento acima de 90 km/h, chuva forte e raios.
Os temporais devem atingir principalmente a metade Leste, com destaque para a Costa Doce, Região Metropolitana de Porto Alegre, Vales, Serra e Litoral Norte. A Defesa Civil alerta para a possibilidade de microexplosões decorrentes das rajadas intensas.
Durante a madrugada de sexta, as instabilidades começam pelo Sul, com temporais isolados. No final da manhã e ao longo da tarde, as tempestades ganham força sobre a Costa Doce, região metropolitana de Porto Alegre, Vales, Serra, Nordeste e Litoral Norte.
Em áreas do Centro, Norte, Litoral Médio e parte da Campanha, a previsão é de chuva moderada a forte, com descargas elétricas e rajadas de vento.
Os acumulados variam entre 10 e 40 mm/dia, podendo chegar a 50 mm/dia em pontos da Serra, Costa Doce e Sudeste. As temperaturas variam de 14°C a 36°C.
Tempo no fim de semana
No sábado (29), o tempo fica mais estável na maior parte do Estado. O sol predomina e apenas o Oeste e parte da Campanha podem registrar temporais isolados durante a tarde, com volumes entre 5 e 30 mm/dia. As temperaturas oscilam entre 13°C e 37°C.
No domingo (30), a influência de uma baixa pressão combinada ao fluxo de umidade do norte do país favorece chuva moderada a forte e temporais no Oeste, Campanha e Centro. Nas demais regiões, há chance de pancadas isoladas. As mínimas variam de 15°C a 23°C e as máximas de 17°C a 32°C.