TEMPO MONITORADO

Consórcio vence licitação de monitoramento meteorológico em Porto Alegre

A prestação dos serviços terá início em janeiro. De acordo com a Prefeitura, o serviço vai custar R$ 1.389.996,00 para o período de 12 meses.

Temporal atinge Porto Alegre
Temporal atinge Porto Alegre. Crédito: Joel Vargas/PMPA

O consórcio Catavento e Arvut Monitoramentos Hidrometeorológicos venceu a licitação para fornecer dados meteorológicos para o município de Porto Alegre. A Capital gaúcha estava sem serviços na área desde, ao menos 2019, quando o Sistema Ceic-Metroclima deixou de operar.

A prestação dos serviços terá início em janeiro. Além de dados meteorológicos, o consórcio deve fornecer informações hidrológicas e geológicas, sete dias por semana, 24 horas por dia.

O resultado está publicado no Dopa (Diário Oficial de Porto Alegre) de segunda-feira (25). De acordo com a Prefeitura, o serviço vai custar R$ 1.389.996,00 para o período de 12 meses. Parte dos recursos é do Fundo Municipal de Gestão de Território.

Pelo contrato, a previsão meteorológica inclui alertas e avisos especiais sobre chuvas fortes, temporais, enchentes, descargas elétricas severas, estiagem, vendavais, ondas de calor, ondas de frio ou qualquer outra situação climática extrema pontual para bairros e regiões da cidade sob risco.

O serviço também deve monitorar o nível do Guaíba e demais rios que desaguam no lago, como Jacuí, Caí, Gravataí e dos Sinos. Conforme a prefeitura, o serviço contará com equipe técnica para fazer a leitura de dados. Através das informações das estações hidrometeorológicas, radares, satélite e demais meios disponíveis haverá emissão de boletins diários, semanais e mensais para a Capital