A SMS (Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre) reativou o comitê de crise para coordenar ações emergenciais diante da superlotação dos serviços de saúde da Capital, especialmente na área pediátrica. Nos moldes do comitê criado durante a pandemia da Covid-19, o grupo se reunirá, no mínimo, duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras, além de realizar rodadas diárias de monitoramento da situação nos hospitais.
A pasta tomou a medida após o agravamento do cenário assistencial. Houve internação de crianças em corredores hospitalares devido à ocupação total de leitos e equipamentos disponíveis.
Segundo dados da SMS, apenas no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, todos os leitos de UTI pediátrica estão ocupados, mesmo com a abertura de leitos extras.
O comitê reúne representantes de todos os hospitais que atendem pelo SUS (Sistema Único de Saúde) na Capital:
- Pronto Socorro
- Hospital Materno Infantil Presidente Vargas
- Hospital São Lucas da PUCRS
- Santa Casa de Misericórdia
- Instituto de Cardiologia
- Hospital de Clínicas
- Grupo Hospitalar Conceição
- Vila Nova
- Restinga
- Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)
- UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).
Relatório
Um relatório interno da SMS aponta a ocorrência de 35 atendimentos em uma única noite na emergência pediátrica, resultando em 11 internações em apenas oito horas. Quatro dessas crianças não conseguiram vaga em outros hospitais da rede.
Seu negócio no Agora RS!
Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.