O Cais Embarcadero, um dos pontos turísticos de Porto Alegre que foi atingido pelas enchentes, reabriu nesta terça-feira, após 195 dias. Com acesso gratuito, o local conta com 38 operações de gastronomia, esporte e lazer. O investimento para as melhorias foi de R$ 15 milhões.
O Cais Embarcadero ainda não está totalmente reaberto, porém a grande maioria dos estabelecimentos comerciais está disponível. Contudo, a direção do local espera que em breve o espaço esteja totalmente reaberto. Com isso, o público poderá acompanhar as novidades do local, com reforma de praça, um novo paradouro para barcos, a revitalização de um beach club e um novo pet park.
Em maio, as enchentes causaram danos nas estruturas do local. Dessa forma, a destruição provocada pela cheia atingiu deques, passarelas, vidraças e o piso. Além disso, as redes elétrica e hidráulica tiveram comprometimento.
Reforma planejada contra novas enchentes
A reconstrução do Cais Embarcadero teve como um dos objetivos principais a adaptação contra novas enchentes. Dessa forma, os deques deixaram de ser de madeira e agora são de concreto. Além disso, o gerador da subestação ganhou elevação de 1,5 metro acima do piso, o que garante proteção do equipamento em caso de nova cheia.
Cais Embarcadero
O Cais Embarcadero é um ponto turístico de Porto Alegre. O espaço é localizado entre a Usina do Gasômetro e o Cais Mauá. A revitalização do complexo começou em novembro de 2019, e a inauguração ocorreu em 2021. Antes das inundações, o espaço recebia até 230 mil pessoas por mês.
O horário de funcionamento do local é de terça a sexta-feira, das 11h às 22h30min, e sábados, domingos e feriados das 10h às 22h30. O acesso é gratuito. Porém, há cobrança para o estacionamento de veículos.