BALNEABILIDADE

Boletim aponta cinco pontos próprios para banho em Porto Alegre

A coleta dos dados ocorreu entre os dias 13/11 e 11/12. O levantamento analisou a qualidade da água em seis pontos do Guaíba

Placa da Prefeitura de Porto Alegre informa sobre as condições da água para banho na Orla do Lami, destacando que estão próprias.
Orla do Guaíba em Porto Alegre. Crédito: César Lopes / PMPA

O segundo relatório de balneabilidade da temporada 2024/2025, divulgado pelo Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) nesta sexta-feira (13), aponta um aumento no número de pontos próprios para banho no Guaíba. Entre os locais recomendados, três estão no bairro Lami e dois em Belém Novo (postos 2 e 3).

A coleta dos dados ocorreu entre os dias 13 de novembro e 11 de dezembro. O levantamento analisou a qualidade da água em seis pontos do Guaíba e segue os critérios estabelecidos pela Resolução nº 274/2000 do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente).

Ponto impróprio

Pelo segundo relatório consecutivo, o banho segue desaconselhado no Posto 1 de Belém Novo, localizado na Praça José Comunal, em frente à garagem da empresa de ônibus.

Regras para balneabilidade

De acordo com o Conama, um ponto é considerado próprio para banho se, nas últimas cinco análises, apresentar concentração inferior a 800 NMP/100mL da bactéria Escherichia coli. Além disso, o valor da última amostra não pode ultrapassar 2.000 NMP/100mL. O pH da água também deve se manter entre 6,0 e 9,0.

Pontos de coleta

Belém Novo

Crédito: Luciano Lanes / PMPA
  • Posto 1: Praça José Comunal, em frente à garagem da empresa de ônibus (impróprio).
  • Posto 2: Praia do Leblon, avenida Beira Rio, em frente à rua Antônio da Silva Só (próprio).
  • Posto 3: Praça do Veludo, avenida Pinheiro Machado, em frente à praça (próprio).

Lami

Crédito: Luciano Lanes / PMPA
  • Posto 1: Rua Luiz Vieira Bernardes, próximo à segunda guarita de salva-vidas (próprio).
  • Posto 2: Rua Luiz Vieira Bernardes, em frente à primeira guarita de salva-vidas (próprio).
  • Posto 3: Avenida Beira Rio, número 510 (próprio).

A análise da balneabilidade é divulgada semanalmente pelo Dmae durante os meses de dezembro a março. O relatório completo está disponível no site oficial do departamento.