APÓS A ENCHENTE

Assinado contrato para revitalização do Trecho 3 da Orla

As intervenções no trecho 3 da Orla do Guaíba vão ocorrer entre a foz do Arroio Dilúvio e o Parque Gigante. Trabalhos devem durar 6 meses.

Crédito: Sérgio Louruz / SMAMUS / PMPA
Crédito: Sérgio Louruz / SMAMUS / PMPA

Cinco meses e meio depois da enchente de maio de 2024, a Prefeitura de Porto Alegre assinou a ordem de início da reconstrução do Trecho 3 da Orla do Guaíba. A assinatura só é possível em período eleitoral porque os danos ocorreram devido à enchente de maio e porque há decreto de calamidade pública reconhecido pela União.

As intervenções vão ocorrer entre a foz do Arroio Dilúvio e o Parque Gigante. Os trabalhos devem durar seis meses. O investimento de R$ 5,2 milhões tem origem em Termo de Solo Criado por Contrapartida da empresa Cyrela por três empreendimentos.

O Paço Municipal fala em “transformar a área de 14,6 hectares, em um espaço mais resiliente e protegido” contra cheias.

De acordo com a prefeitura, as obras incluem a reforma total de bares e banheiros, incluindo a pavimentação de trechos danificados, recuperação dos chuveiros e das telas que cercam as quadras de esportes. Novos bancos e lixeiras serão instalados e os danificados devem passar por restauração.

Os bares funcionarão em caráter provisório em contêineres. Banheiros químicos vão atender os frequentadores da orla.

Mais árvores nativas

A recuperação da estrutura prevê, ainda, o plantio de novas espécies nativas, provenientes do Viveiro Municipal. Para aumentar a proteção contra cheias, há previsão de mais áreas de mata ciliar.

Outra área que terá melhorias é a a pista de skate receberá melhorias para recuperar seu estado original. As obras incluem limpeza, recuperação da alvenaria e das juntas, além da aplicação de resina e nova pintura.