OPERAÇÃO NORMALIZADA

Abastecimento d'água é retomado para 21 bairros em Porto Alegre

O fornecimento de água deve ser retomado nas próximas horas. Mas não há previsão de quando o abastecimento será normalizado para os clientes.

Volta da água bruta na Estação de Tratamento Moinhos de Vento. Crédito: Julio Ferreira / PMPA
Volta da água bruta na Estação de Tratamento Moinhos de Vento. Crédito: Julio Ferreira / PMPA

Os 21 bairros de Porto Alegre que ficaram sem água ao longo desta segunda-feira (26) devem ter o fornecimento retomado nas próximas horas. No entanto, não há previsão de quando a água volta para todos os moradores atingidos.

O serviço que motivou a interrupção era um reparo de uma adutora de 300 milímetros entre a rua Garibaldi e a avenida Farrapos, no bairro São Geraldo. A ETA (Estação de Tratamento de Água) Moinhos de Vento acabou desligada para viabilizar a execução do serviço.

O DMAE (Departamento Municipal de Águas e Esgotos) afirma que a interrupção da ETA era a “última possibilidade” para a execução do serviço. A estrutura ficou paralisada desde a noite do domingo para a execução do serviço, considerado emergencial.

O fornecimento tem retomada gradual com a operação da Estação de Tratamento de Água. Mas o retorno do abastecimento demora mais nas partes mais altas, impactadas pelo consumo de água nas regiões mais baixas.

Por isso, a orientação ainda é de economizar a água até que o serviço seja normalizado.

Entre os bairros que têm abastecimento pela ETA Moinhos de Vento estão Auxiliadora, Azenha, Bela Vista, Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta, Independência, Jardim Botânico, Menino Deus, Moinhos de Vento, Montserrat, Partenon, Petrópolis, Praia de Belas, Rio Branco, Santa Cecília, Santana, São João e Três Figueiras.

Obra do DMAE interrompeu abastecimento de água para 21 bairros de Porto Alegre.
Crédito: Luciano Lanes/PMPA