SITUAÇÃO DE ALERTA

Porto Alegre deve enfrentar nova enchente; 6 comportas serão fechadas

O fechamento das comportas foi anunciado com base nas previsões de elevação do nível do Guaíba nos próximos dias.

Porto Alegre, RS 27/09/2023 | Foto: Alex Rocha/PMPA
Porto Alegre, RS 27/09/2023 | Foto: Alex Rocha/PMPA

Seis comportas do sistema de proteção contra cheias de Porto Alegre vão ser fechadas nesta quinta-feira (2). A medida preventiva foi anunciado com base nas previsões de elevação do nível do Guaíba nos próximos dias.

As comportas que serão fechadas: número 3, em frente da rua Padre Tomé; 6, que é a de acesso ao Catamarã, número 14, próxima ao DC Navegantes; 11, em frente à avenida São Pedro; 4, no Cais Central; e, por fim, a número 12, no acesso 1 (via que liga a Voluntários da Pátria para à rua João Moreira Maciel e Castello Branco).

O serviço está programado para começar as 8h da manhã. O serviço fica a cargo de servidores do DMAE (Departamento Municipal de Águas e Esgotos).

A prefeitura ainda não divulgou quando pretende fechar as comportas 1 e 2, no Cais Embarcadero. As comportas de número 5 (acesso ao Trensurb), 7 (em frente à rua Coronel Vicente), 8 (em frente ao terreno que ficava a SSP), 9 e 10 (Cais do Porto) e 13 (acesso ferroviário da antiga RFFSA ao porto) estão permanentemente fechadas.

A de número 13, aliás, teve vazamento na enchente de novembro de 2023. Um dique temporário chegou a ser feito pelo DMAE, mas pouco adiantou. Na ocasião, a linha da Trensurb ficou restrita entre as estações Farrapos e Novo Hamburgo por causa do alagamento da linha férrea.

Guaíba está subindo rápido

Conforme a Rede Hidrometeorológica Nacional, por meio do sistema Hidroweb, o nível do Guaíba chegou a 2,09 metros.

A cota de alerta no Cais Mauá é de 2,5 metros, e a de inundação é de 3 metros. A região das Ilhas é consideravelmente mais baixa, apresentando cota de alerta em 2 metros, e de inundação na casa dos 2,2 metros. 

A Fasc (Fundação de Assistência Social e Cidadania), tem 29 pessoas abrigadas temporariamente no bairro Restinga. Conforme o órgão, uma estrutura pronta para uso no bairro Ponta Grossa. Não definição, no entanto, de um terceiro espaço de acolhimento para a população impactada pelas chuvas.

Em 2023, Guaíba alcançou 3,46 metros

No ano de 2023, Porto Alegre viveu duas grandes enchentes. A primeira foi no fim de setembro, quando o nível do Guaíba atingiu os 3,18 metros na tarde do dia 27.

No entanto, em novembro, a cidade viveu a terceira maior cheia de toda sua história. O Guaíba subiu até os 3,46 metros, ficando a apenas 4 centímetros de igualar marca da enchente de 1873. É a maior cheia desde 1941, quando a água atingiu 4,75 metros no Cais Mauá.

Em setembro de 1967, a cheia do Guaíba foi de 3,13 metros. Em 2015, o Guaíba alcançou os 2,94 metros às 21h45min do dia 12 de outubro, conforme estimativa da SPH/RS (Superintendência de Portos e Hidrovias).