
A partir deste sábado (25), visitantes do Jardim Botânico de Porto Alegre, do Parque Zoológico de Sapucaia do Sul e do Parque Estadual de Itapuã, em Viamão, poderão pagar o ingresso por Pix. A medida foi confirmada pela SEMA (Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura) e pela SPGG (Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão), responsáveis pela gestão dos parques.
De acordo com a secretária da SEMA, Marjorie Kauffmann, o pagamento digital marca um avanço na modernização dos serviços públicos. “A ampliação dos meios de pagamento melhora a experiência do visitante e garante praticidade e segurança desde a chegada até a saída”, afirmou.
Os valores arrecadados com os ingressos continuarão sendo destinados ao FEMA (Fundo Estadual do Meio Ambiente), que financia ações de conservação e manejo das 25 UCs (Unidades de Conservação) administradas pelo Estado.
A SPGG conduz o processo de licitação da bilhetagem eletrônica, que deve ampliar os meios de pagamento disponíveis. A secretaria também coordena o fornecimento dos equipamentos que permitirão a integração entre o sistema de bilhetes e o controle de acesso digital.
Além das três unidades, a Sema confirmou investimento de R$ 5 milhões na modernização do Jardim Botânico, incluindo melhorias na infraestrutura elétrica e em acessibilidade.
Na segunda-feira (20), a Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) também passou a aceitar o pagamento de taxas de licenciamento por Pix, substituindo o boleto bancário. A mudança faz parte do plano estadual que busca reduzir a burocracia e agilizar o atendimento ao público.
Seu negócio no Agora RS!
Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.