Operação prende seis integrantes de grupo que tomava casa de moradores em Nova Santa Rita

Conforme a Polícia Civil, criminosos também são investigados por disparo de arma de fogo e homicídio doloso

A Polícia Civil prendeu seis pessoas em uma operação desencadeada, nesta quinta-feira (18), para combater criminosos que tomavam casas de moradores em Nova Santa Rita. A ofensiva apurou ainda disparo de arma de fogo e homicídio doloso consumados no município da Região Metropolitana.

As investigações começaram no início do ano, quando uma das vítimas registrou ocorrência na delegacia. Mas o fato investigado data de setembro de 2023. Sob ameaça de violência, ela teve sete casas “tomadas” pela organização criminosa que atua na Região Metropolitana. A vítima chegou a ficar ferida com gravidade, inclusive com um tiro na perna.

Em seguida, com o prosseguimento das apurações, os policiais tomaram conhecimento de outra extorsão ocorrida na mesma época da primeira. A vítima, nesse caso, também não havia realizado o registro. Os criminosos, utilizando-se novamente de violência e grave ameaça, expulsaram-na com seus familiares, tomando a força o comércio, duas casas e dois veículos.

“Chamou a atenção o modus operandi do grupo para perfectibilizar a propriedade dos bens: obrigaram a vítima a registrar a transferência em cartório. Passando os bens aos criminosos, enquanto mantinham sob cárcere a família da vítima. Essa forma de agir traz medo e recados claros que atormentam os demais habitantes da comunidade, produzindo inquietude no meio social do município”, disse a Polícia Civil em comunicado.

Além disso, recentemente, no dia 6 de junho de 2024, os mesmos investigados, a mando do mesmo líder do tráfico, que se encontra recolhido no sistema prisional, executaram um indivíduo. O objetivo é de “demonstrar poder, intimidar a sociedade e desafiar o Estado, em um modelo paralelo de justiça para punir o que considera ‘desvio de conduta’, conhecido como ‘tribunal do crime'”, conclui a polícia.

Operação Vindicare

Assim, a Operação Vindicare por meio da Delegacia de Polícia de Nova Santa Rita. Mais de 100 policiais cumpriram 30 medidas cautelares em Nova Santa Rita, dentre elas, mandados de busca e apreensão domiciliar e veicular.

Ademais, houve ainda mandados de prisão contra organização criminosa pela prática de crimes de extorsão. O grupo criminoso visava especialmente tomar casas e patrimônio das vítimas para empregar no tráfico de drogas.

Por fim, a ofensiva apreendeu ainda uma carabina e um carro clonado (que estava em situação de roubo desde 2022), além de outros objetos relacionados com o homicídio e a extorsão.

A Operação Vindicare contou com o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e de cães do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc). A Polícia Penal auxiliou no cumprimento de mandados na Penitenciária de Charqueadas, de onde partiam ordens para os crimes.

A Polícia Civil salienta a importância da participação da comunidade no enfrentamento ao crime, principalmente frente ao crime organizado, disponibilizando diversos canais para o recebimento de denúncias anônimas.