A Polícia Civil prendeu os dois autores do latrocínio que terminou com a morte de dois professores da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), na madrugada da última quinta-feira (25). O fato ocorreu em um hotel, no município de Mato Castelhano, na Região Norte do RS.
Conforme a Draco (Delegacia de Repressão de Ações Criminosas Organizadas) de Passo Fundo, as investigações começaram horas depois de registrado crime. A polícia ouviu testemunhas, obteve imagens das câmeras de segurança das proximidades do local do fato, realizou outras diligências e conseguiu quebras de sigilo.
“A investigação prossegue para analise de dados e informações obtidas durante as prisões, devendo ser concluída durante a semana com remessa do Inquérito Policial e representação pela conversão das duas prisões temporárias em prisão preventivas”, disse a Draco de Passo Fundo em comunicado.
Identificação
A identificação do primeiro suspeito ocorreu após troca de informações com a BM (Brigada Militar), o que seguiu-se da identificação do segundo indivíduo, que vinha cometendo furtos na cidade nos últimos meses. Além disso, conforme as investigações prosseguiam, a polícia soube de um terceiro envolvido, que teria auxiliado os criminosos na fuga.
Ajudaram a Draco imagens das câmeras de segurança, que mostraram os indivíduos deixando o hotel. Também, duas testemunhas vieram a reconhecê-los.
Prisões
Na madrugada de sexta-feira (26), a Brigada Militar, abordou o veículo que era conduzido pelos suspeitos, onde os policiais conseguiram verificar a conexão entre os indivíduos. A partir disso, houve representação pela prisão temporária do primeiro suspeito, bem como do terceiro indivíduo que teria prestado apoio.
Em seguida, no início da manhã do sábado (27), a polícia prendeu o terceiro indivíduo temporariamente, no interior de Mato Castelhano. Através deste foi possível coletar mais informações a respeito do dois autores do crime. Assim, a investigação o colocou em liberdade no final da tarde.
Depois, no decorrer da manhã do sábado, houve a prisão do primeiro indivíduo identificado. Ele estava em um hotel no centro de Passo Fundo. As vítimas vieram a reconhecê-lo.
Com os novos elementos, a investigação representou pela prisão temporária do segundo autor do latrocínio. Ele foi preso no final da tarde do sábado no bairro Parque Farroupilha, Passo Fundo.
Pelos elementos colhidos até o momento, constata-se que os dois criminosos não tiveram apoio de outras pessoas na fuga.
O caso
Dois professores da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) morreram, na madrugada desta quinta-feira (25), em um assalto a um hotel, localizado na BR-285, em Mato Castelhano, na Região Norte do RS. Eles se chamavam Fabiano de Oliveira Fortes, de 46 anos, e Felipe Turchetto, de 35, e faziam uma visita de campo à Floresta Nacional de Passo Fundo, localizada no município.
Conforme o delegado titular Draco (Delegacia de Repressão de Ações Criminosas Organizadas) de Passo Fundo, Diogo Ferreira, o assalto iniciou por volta das 1h30. Dois criminosos, que haviam se hospedado no estabelecimento na noite anterior, desceram ao saguão, onde há um restaurante, e renderam pessoas que estavam ali.
“Eles as conduziram para um dos cômodos e começaram a subtrair telefones, dinheiro, joias, e tentaram também fazer pix com celulares das vítimas, mas não conseguiram”, relata Ferreira.
Para realizar a rendição, os criminosos amarram as vítimas com lacres plásticos. Até que uma das vítimas rompeu o lacre e reagiu ao assalto, tentando agredir um dos criminosos. Este, ao ver a reação efetuou disparos, atingindo uma das vítimas. Em seguida, iniciou-se uma confusão no local e houve mais disparos, que resultaram no ferimento da outra vítima.