A Força-Tarefa do Programa Segurança dos Alimentos fiscalizou quatro estabelecimentos no município de Carazinho, Norte do Estado. A ação ocorreu nesta quarta-feira (30).
Conforme o MP-RS (Ministério Público do Rio Grande do Sul), a fiscalização apreendeu mais de 2,2 toneladas de produtos impróprios para consumo.
Em um dos mercados fiscalizados, onde ocorreu a apreensão de mais de 2,2 toneladas de alimentos, houve a interdição do açougue e do depósito por falta de higiene. No local, havia até um animal morto.
Outras irregularidades encontradas pelos agentes foram uma grande quantidade de produtos sem procedência e vencidos, além de fracionamento indevido e temperatura de conservação inadequada. Entre os alimentos impróprios havia carne, embutidos, feijão, aipim e produtos coloniais, como cachaça e vinho. Também foram apreendidas unidades de álcool com venda proibida em mercados.
Programa Segurança Alimentar
Participaram da operação de fiscalização:
- O promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Defesa do Consumidor de Porto Alegre;
- Servidores do GAECO/MP-RS (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado);
- Vigilância Sanitária e do Serviço de Inspeção Municipal de Carazinho;
- Seapi (Secretaria Estadual da Saúde, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação);
- Decon (Delegacia do Consumidor);
- Patram (Patrulha Ambiental da Brigada Militar).