O prefeito reeleito do município de Augusto Pestana, Darci Sallet, morreu neste sábado (17). Natural de Guarani das Missões, ele tinha 71 anos e venceu a eleição de outubro no município da região Noroeste.
Filiado ao MDB (Movimento Democrático Brasileiro), Sallet acumulava uma longa trajetória política e estava em seu quarto mandato como prefeito. Ele havia sido reeleito em outubro com 2.615 votos, correspondendo a 53,56% do total, e assumiria seu quinto mandato a partir de 1º de janeiro de 2024.
Conforme a Rádio Progresso de Ijuí, o mandatário lutava contra uma doença priônica. Ele morreu em casa, por volta das 21h de sábado.
A doença priônica é uma condição neurodegenerativa rara. Ela é causada pela presença anormal de uma proteína conhecida como príon.
Darci Sallet deixa a esposa e três filhos. O município está em luto oficial por três dias. O velório ocorreu no Centro de Convivência de Augusto Pestana. O sepultamento ocorrerá no Cemitério Municipal.
O atual vice-prefeito, Gilberto Zardin (PL), fica no cargo de prefeito até o fim do mandato, em 31 de dezembro de 2024. O mandatário na nova legislatura é o vice-prefeito eleito, Sérgio Neuberger (MDB).