60 HORAS SEM LUZ

Moradores fazem protestos contra falta de luz no RS; 57 mil seguem às escuras

Região do Sul do Estado, que é abastecida pela CEEE Equatorial, é a mais atingida pela falta de luz

Protesto na BR-392, em Rio Grande. Crédito: Ecosul/Divulgação
Protesto na BR-392, em Rio Grande. Crédito: Ecosul/Divulgação

Moradores de cidades do Rio Grande do Sul protestaram por causa da falta de energia elétrica que enfrentam desde o temporal de quinta-feira (21). A tempestade, que trouxe ventos fortes e chuvas intensas, deixou mais de 1,1 milhão de consumidores às escuras. Neste sábado (23), mais de 50 mil unidades consumidoras estavam desconectadas da rede de distribuição.

Na manhã deste sábado, uma manifestação ocorreu na BR-116, em Barra do Ribeiro, na Costa Doce. Moradores indignados por causa da demora no restabelecimento de energia elétrica fecharam a rodovia em protesto.

Em Rio Grande, na região Sul do Estado, as manifestações causaram bloqueios em quatro pontos da BR-392. As interrupções ocorreram nos quilômetros 3 (sobre a Ponte dos Franceses), 25 e 28 da rodovia federal. Também houve protesto no quilômetro 30 da BR-392, sendo neste caso pelo segundo dia consecutivo.

Todos os bloqueios foram desfeitos por volta das 18h30 da noite deste sábado.

CEEE Equatorial diz que reduziu número de clientes sem luz

Por volta das 18h da tarde deste sábado a CEEE Equatorial publicou um novo balanço com o número de clientes atingidos pela falta de energia elétrica. Conforme a empresa, a região Sul do Estado é a mais atingida com 18 mil consumidores sem luz; seguida do Litoral Sul, com 9 mil e o Centro-Sul (Costa Doce), com 8 mil clientes às escuras.

Na região metropolitana, são 6 mil clientes. Esse número não conta os consumidores de Porto Alegre. Na Capital, são 1,8 mil unidades consumidoras com o serviço interrompido. Na região da Campanha são 3 mil clientes sem luz. No Litoral Norte, outros 3 mil e na região Carbonífera 2 mil.

Desde as 7h da manhã de quinta-feira, 763 mil clientes atingidos pelos temporais de quinta-feira já tiveram o serviço restabelecido. A empresa estima normalizar o abastecimento na noite de domingo (24).

Área da RGE ainda tem clientes sem luz

Para os clientes da RGE (Rio Grande Energia), administrada pelo Grupo CPFL, também há transtornos. Cerca de 5 mil unidades consumidoras seguiam com o fornecimento interrompido por causa dos temporais de quinta-feira (21).

A empresa, no entanto, não informou quais cidades ou regiões eram as mais afetadas pela interrupção de energia.