O RS obteve a maior autorização para reserva energética já concedida para uma empresa de data centers, a Scala Data Centers. O Ministério de Minas de Energia publicou, nesta terça-feira (13), no Diário Oficial da União, a resolução que garante a conexão de 5 gigawatts (GW) de energia para cidade de data centers em Eldorado do Sul.
A decisão visa atender ao crescimento exponencial das demandas de processamento de dados e cargas de trabalho de IA (inteligência artificial) de grandes empresas globais. O governo estadual atuou junto com o governo federal, por meio da Sedec (Secretaria de Desenvolvimento Econômico). A empresa também participou do processo.
Processamento de dados em alta
O volume de energia autorizado é suficiente para sustentar o crescimento da Scala AI City nos próximos anos. Quando totalmente desenvolvida, a cidade de data centers contará com uma capacidade de 4,75 GW, volume de energia superior ao consumo de todo o Estado do Rio de Janeiro.
Além dos acordos de compra e venda de energia de longo prazo (PPAs) com grandes geradores eólicos e hidrelétricas, a Scala mantém parcerias que poderão gerar suprimento até 2039, pelo menos.
Scala AI City
O governo do RS anunciou a Scala AI City em setembro de 2024. O projeto prevê criação de um polo estratégico de inovação e sustentabilidade, com a implementação de práticas de economia circular e utilização integral de energia renovável e certificada. Além disso, serão firmadas parcerias educacionais e de capacitação para mão de obra local.
Com um investimento inicial de R$ 3 bilhões, o projeto prevê a geração de mais de 3 mil empregos diretos e indiretos durante sua primeira fase.
A capacidade inicial de TI da Scala AI City será de 54 megawatt (MW), com um potencial de expansão que pode atingir 4,75 GW (4,75 mil MW), em 10 milhões de metros quadrados. A área equivale a 6,5 mil campos de futebol. O potencial total de investimento pode chegar a R$ 500 bilhões.