Uma ação integrada entre Polícia Civil e Brigada Militar, com o apoio da Polícia Federal, deflagrou, nesta quarta-feira (29), uma operação para combater crimes patrimoniais em Eldorado do Sul. A cidade da Região Metropolitana ficou quase que totalmente submersa durante as enchentes no RS.
Conforme a Polícia Civil, durante o mês de maio, os criminosos roubaram, com registro de mão armada, estabelecimentos comerciais do município neste período. A investigação dá conta de que os suspeitos integram duas facções e duas quadrilhas isoladas, com atuação em outras cidades da Região Metropolitana, e que atacaram, ao todo, 17 empresas.
Assim, a chamada “Operação Aharadak” cumpriu 33 ordens judiciais, entre mandados de busca e apreensão e mandados de prisão preventiva. As investigações tiveram início dias antes e, até o momento, já somavam 22 prisões. Hoje foram mais oito prisões preventivas, com todos os suspeitos tendo antecedentes.
Os relatos são de furtos não só de itens de baixo preço, mas de bens duráveis. Os criminosos roubaram até mesmo tratores, com os quais trafegavam pelo BR-290. Em alguns casos, os suspeitos utilizavam coletes da Defesa Civil para se disfarçar.
Por fim, mais de 200 policiais, entre civis, militares e federais, participaram da Operação. As forças de segurança tiveram ajuda também da Marinha brasileira e ações aéreas.