REGIÃO METROPOLITANA

Bairro Mathias Velho, em Canoas, amanhece seco pela primeira vez desde o início das enchentes

Local estava há 30 dias inundado. Queda mais acelerada da água foi possível devido trabalho das bombas flutuantes da Sabesp

Mathias Velho foi severamente atingido pelas enchentes - Foto: Prefeitura Municipal de Canoas/Divulgação
Mathias Velho foi severamente atingido pelas enchentes - Foto: Prefeitura Municipal de Canoas/Divulgação

A prefeitura de Canoas, município da Região Metropolitana, comunicou na manhã deste domingo (2) que o bairro Mathias Velho está seco. O local sofreu bastante no período das enchentes, ficando dias com nível alto de água. Houve milhares de resgates de moradores e animais.

As bombas flutuantes da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) possibilitaram uma queda mais acelerada do nível da água. A instalação dos equipamentos ocorreu na quinta-feira (30), mas em razão da obra de fechamento do dique, que rompeu, só começaram a operar na sexta (31).

A Prefeitura precisou criar uma estrada de 2,7 km para que a colocação das bombas fosse possível. Juntas, as bombas retiram 10 mil litros de água por segundo. No caso do Mathias Velho, esta água é escoada direto para o Rio dos Sinos.

Assim, o prefeito Jairo Jorge reforçou a importância deste passo no trabalho de retomada da rotina aos canoenses. “Agora estamos focando nos bairros Fátima e Rio Branco”, complementou.

Bairros Rio Branco e Fátima

Ao todo, Canoas recebeu oito bombas flutuantes. Quatro ainda estão em operação no bairro Rio Branco, outro local onde a enchente atingiu os moradores fortemente.

Já para o bairro Fátima, Jairo Jorge anunciou o empréstimo por parte da prefeitura de São Leopoldo de uma motobomba. O equipamento consegue retirar 3,6 mil litros de água por segundo. Por fim, a instalação deve ocorrer amanhã (3).