REGIÃO METROPOLITANA

Carros são incendiados após confronto com a BM em Canoas

Incêndios de veículos ocorreram após ações policiais no bairro Mathias Velho e prisão de suspeitos. Polícia investiga ligação entre os episódios.

Uma série de ocorrências policiais no bairro Mathias Velho, em Canoas, causou confronto com a Brigada Militar. Em uma aparente represália, houve o incêndio de mais de 10 veículos no município e em Nova Santa Rita, cidade vizinha.

Conforme a Brigada Militar, duas ocorrências desencaderam ações no bairro Mathias Velho no decorrer da quinta-feira. A primeira, através do telefone 190, informava para a realização de dez estampidos, similares a disparos de arma de fogo.

Depois, a BM afirma que houve uma nova ocorrência. Uma pessoa armada tentou entrar na UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) Caçapava, localizada na rua de mesmo nome. A corporação afirma que tentou realizar uma abordagem, mas não conseguiu efetuar a ação contra o indivíduo descrito.

Os PMs afirmam que houve hostilidade dos moradores do condomínio Mathias, localizado na rua Campinas e vizinho da UPA. O indivíduo que estaria armado não foi preso.

Houve a necessidade de solicitar reforços, conforme a BM. Duas pessoas acabaram presas na ação. Dentre elas está um homem que estava na portaria do edifício. Moradores afirmam que ele teria sido espancado pelos policiais. O segundo preso teve autuação por tentativa de homicídio por, supostamente, ter realizado disparos na direção dos militares.

À noite, houve um novo chamado por disparo de arma de fogo na região. A BM esteve no local e, conforme relato dos policiais, ocorreram disparos de fogos de artifício do pátio do condomínio e tiros a partir de apartamentos em direção às guarnições.

A Brigada Militar abriu IPM (Inquérito Policial Militar) para investigar a conduta dos policiais envolvidos nas ocorrências.

Incêndio em veículos

Horas depois da ocorrência na entrada do condomínio, houve uma série de incêndios criminosos de veículos. Entre as 11 ocorrências, ao menos 14 carros ficaram destruídos. Em um dos casos, três veículos que estavam estacionados na rua Dona Maria Isabel ficaram carbonizados.

No entanto, a Polícia Civil afirma que não há relação entre os crimes. Uma das hipóteses possíveis para a represália seja forçar a saída da polícia do local. Desde a ocorrência da noite de ontem, a Brigada Militar mantém policiamento ostensivo no entorno do condomínio do bairro Mathias Velho.

O primeiro incêndio ocorreu na rua Pensilvânia, no bairro Mato Grande, por volta das 3h da manhã. Depois ocorreram três incêndios de veículos em Nova Santa Rita, no bairro Berto Círio: na rua 11 de Abril, com registro do CBMRS às 3h18; na rua das Flores às 4h43; e rua Cerejeira às 4h47.

Em Canoas, ocorreram outros incêndios na rua da Barca, no bairro Harmonia, às 3h35; na rua Guaporé, às 3h38; na rua Dona Maria Isabel, bairro Harmonia, às 4h19 e às 5h22; rua Juazeiro, no bairro Mathias Velho, às 5h50; rua Romeu Morsch, bairro Harmonia, às 5h55; e rua São Gabriel, Mathias Velho às 6h25.

Incêndio de ônibus em 2019

Ônibus foi totalmente destruído pelas chamas. Foto: reprodução de vídeo / Record TV RS

Em agosto de 2019, bandidos colocaram incendiaram um ônibus da extinta empresa de ônibus Vicasa após uma operação da BM no bairro. O caso ocorreu no terminal de ônibus da Estação Mathias Velho/Trensurb. Passageiros do coletivo estavam embarcando para a última viagem quando os criminosos jogaram gasolina e atearam fogo no coletivo. Ao todo, 14 pessoas, dentre elas uma gestantem ficaram feridas na ação.