O governo do RS começa também a trabalhar, nesta quarta-feira (5), em um gabinete montado no município de Eldorado do Sul. As enchentes que assolaram o Estado inundaram 71% da área urbana do município da Região Metropolitana, atingiram 80,8% dos domicílios e afetaram 31.964 moradores. Os dados são do MUP (Mapa Único do Plano Rio Grande).
Segundo o executivo, a iniciativa visa um trabalho conjunto para reconstruir a cidade. Haverá uma parceria com o poder público municipal, a iniciativa privada, além da sociedade civil organizada.
Ademais, de sua parte, o Estado disponibilizará servidores do Gabinete do Vice-Governador, da SRG (Secretaria da Reconstrução Gaúcha) e de outros órgãos estaduais. O governo enviará, ainda, seis caminhões, uma retroescavadeira e uma pá carregadeira. O objetivo é auxiliar os trabalhos de limpeza urbana, uma das principais demandas de recuperação do município.
O prefeito Ernani Gonçalves destacou que há urgência na limpeza das ruas, que acumulam lixo e entulho, mas há necessidade também de desobstrução da rede de esgoto e restabelecimento dos serviços básicos. Por fim, concluiu dizendo que “Precisamos recuperar a estrutura de 15 escolas, de sete unidades básicas de saúde, da farmácia municipal e de prédios da administração municipal, além do acesso à cidade”, explicou.
O executivo anunciou o gabinete através do vice-governador Gabriel Souza em reunião com representantes da prefeitura e empresários. O encontro ocorreu na tarde de terça-feira (4), na sede do Grupo Panvel, em Eldorado do Sul.