LITORAL NORTE

Estado entrega Licença Prévia para projeto de nova ponte entre Imbé e Tramandaí

Ponte licenciada pelo governo do Estado é uma demanda antiga da comunidade. Ela beneficiará os municípios e também os veranistas

Foto: Prefeitura de Imbé / Divulgação
Foto: Prefeitura de Imbé / Divulgação

O governo do Estado entregou* nesta terça-feira (31) uma Licença Prévia à Prefeitura de Imbé. O documento atesta a viabilidade ambiental do projeto que prevê a construção de uma ponte rodoviária suspensa, interligando os municípios de Imbé e Tramandaí, no Litoral Norte

A LP (Licença Prévia) de número 00138/2024 autoriza a localização, concepção e início do planejamento da obra. Durante a entrega, realizada em Tramandaí, o governador em exercício, Gabriel Souza, destacou que o projeto reflete um compromisso com a preservação ambiental. 

“Entregamos a licença prévia para a nova ponte entre Tramandaí e Imbé, que não terá pilares na água, garantindo assim 100% de segurança e proteção ambiental. Será uma ponte suspensa, portanto não serão incluídos pilares no curso hídrico, protegendo a fauna local, especialmente os botos no Rio Tramandaí”, ressaltou Gabriel.

Segundo o presidente da Fepam, Renato Chagas, esta etapa assegura a viabilidade ambiental do empreendimento, que agora seguirá os trâmites necessários. O próximo passo será a obtenção da Licença de Instalação, quando haverá a análise em mais detalhes do projeto e a definição das condições para a execução das obras. 

A nova ponte será de responsabilidade da prefeitura de Imbé. Assim, o projeto prevê a construção de um complexo de pontes com 150 metros de extensão, conectando áreas estratégicas de ambas as cidades. Projeta-se a instalação da travessia nas proximidades da avenida Nilza Godoy, em Imbé, e das ruas Alfredo Elias e São Salvador, em Tramandaí. 

Dessa forma, esse novo acesso funcionará como uma alternativa ao complexo de pontes Giuseppe Garibaldi, que historicamente apresenta congestionamentos. O governo do Estado já garantiu R$ 40 milhões para a execução da obra, com um custo total estimado em até R$ 80 milhões, devido às adaptações necessárias para assegurar a proteção ambiental. 

Além de visar a preservação do meio ambiente e da fauna, uma vez que não haverá estrutura dentro da água, a altura máxima prevista do vão livre é de 5,70 metros. Este fator, conforme a Sema-RS, garante também a navegação sob a estrutura.

Governo do Estado atende demanda antiga

O prefeito de Imbé, Ique Vedovato, lembrou que a nova ponte é uma demanda antiga da comunidade e que beneficia não somente os municípios do Litoral, mas especialmente os veranistas, na alta temporada.

“Desde 2013, reconhecemos que essa demanda não era apenas municipal, mas um problema de todos os níveis – regional, estadual e federal. Lutamos para garantir os recursos e, especialmente com a articulação do nosso governo, conseguimos a liberação de verbas significativas. Hoje, ao olharmos para o futuro, vejo essa obra como um marco que beneficiará não apenas nossa cidade, mas todo o Estado”, projetou. 

Além disso, a ponte binária se constituirá como uma alternativa à ERS-786. Assim, cria-se um caminho alternativo para o tráfego que atualmente circula pela avenida Fernandes Bastos até a Ponte Giuseppe Garibaldi. O projeto prioriza o tráfego local, podendo atuar de forma contingencial durante possíveis interrupções das pontes já existentes. Com a inclusão de passarelas para pedestres, visa também o aproveitamento turístico da região.

* A entrega ocorreu por meio da Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental), vinculada à Sema-RS (Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura);