BOLETIM DAS PRAIAS

Fepam aponta todos pontos do Litoral Norte como próprios para banho

Três locais estão impróprios para banho. Ao todo, são cinco a menos do que na semana passada

Nenhum dos pontos impróprios está localizado no Litoral. Foto: Arquivo Palácio Piratini
Nenhum dos pontos impróprios está localizado no Litoral. Foto: Arquivo Palácio Piratini

A Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) divulgou, nesta sexta-feira (30), o oitavo boletim do programa Balneabilidade temporada 2025/2026. Os resultados são referentes às coletas realizadas nos dias 26 e 27 de janeiro de 2026 nos 96 pontos monitorados em praias e balneários do Rio Grande do Sul.

Novamente, todos os pontos do Litoral Norte do Estado estão aptos a receber os banhistas neste fim de semana de feriado, que promete movimentar as praias do Rio Grande do Sul.

Conforme os resultados do Boletim 8, três locais estão impróprios para banho. Ao todo, são cinco a menos do que na semana passada. Confira quais são eles:

Pontos impróprios para banho (Município — Balneário/Praia)

1 – Cristal — Balneário do Rio Camaquã

2 – Osório — Lagoa do Peixoto

3 – Piratini — Balneário Municipal Klérfim Cardoso – Rio Piratini

Osório

O ponto de coleta da Lagoa Peixoto, em Osório, apresentou alto índice de cianobactérias (130.880 células/ml — o limite é 50.000). O dado indica condições de eutrofização (excesso de nutrientes).

Além do local estar impróprio ao banho, os gêneros predominantes de microrganismos (Aphanocapsa sp.; Microcystis sp.; Raphidiopsis sp.; Planktothrix sp.) são potenciais produtores de toxinas. Assim, a exposição a essa água pode levar a intoxicações agudas ou crônicas.

Classificação das Águas

Para a classificação das águas como próprias ou impróprias para banho, utilizam-se parâmetros de Escherichia coli (E. coli), observando os critérios definidos pelas resoluções Conama nº 274/2000 e nº 357/2005.

Nos balneários de Pelotas; Tapes; na Lagoa do Peixoto, em Osório; na Praia da Barrinha, em São Lourenço do Sul; na Praia da Picada, em Barra do Ribeiro; e em Arambaré também considera-se as cianobactérias.

Seu negócio no Agora RS!

Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.