ATENÇÃO REDOBRADA

INMET coloca mais de 40 cidades em alerta para acumulado de chuva

INMET emitiu alerta de acumulado de chuva com risco de alagamentos, deslizamentos e ventos de até 60 km/h em regiões do Litoral e Sul gaúcho.

Céu com nuvens escuras e chuva caindo, com uma torre de telecomunicações ao fundo.
Crédito: Fernando Dias / Seapi

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta laranja para acumulado de chuva no Rio Grande do Sul. A advertência abrange as regiões do Sul, Costa Doce, Litoral Médio e Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Ele segue válido até as 12h de quinta-feira (10).

De acordo com o INMET, os volumes podem variar de 30 a 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia. Há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios em áreas vulneráveis.

As rajadas de vento previstas atingem entre 40 e 60 km/h. Existe potencial de quedas de árvores, danos na rede elétrica e descargas atmosféricas, principalmente nas áreas litorâneas.

O alerta afeta mais de 40 municípios gaúchos, incluindo cidades como Pelotas, Rio Grande, Capão da Canoa, Arroio do Sal, São José do Norte, Imbé, Tramandaí, Torres, Cidreira, Viamão e Xangri-lá.

Alerta de acumulado de chuva publicado em 09/04/2025.
Alerta de acumulado de chuva publicado em 09/04/2025. Crédito: INMET / Divulgação

A Defesa Civil orienta que a população evite deslocamentos durante os períodos críticos. Que se mantenha portas e janelas fechadas, desligue aparelhos elétricos em caso de tempestades e acompanhe os canais oficiais de alerta. Em situações de emergência, os telefones disponíveis são o 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).