O governo do Rio Grande do Sul publicou em edição extra do DOE (Diário Oficial do Estado) de sexta-feira (28) a admissão de 1.418 servidores temporários, aprovados no processo seletivo autorizado pela Lei 16.165, de reestruturação das carreiras do funcionalismo.
A medida atende a necessidades urgentes e excepcionais de secretarias e órgãos estaduais, conforme previsto na legislação aprovada pela Assembleia Legislativa em julho de 2024.
Conforme a titular da SPGG (Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão), Danielle Calazans, a medida reforça a capacidade de atuação do Estado. “A seleção de servidores temporários vai permitir ao Estado desenvolver e implementar políticas públicas essenciais neste momento de reconstrução”, declarou.
Perfil dos contratados
Do total, 1.314 vagas são referentes a analistas de políticas públicas e gestão governamental, de diversas especialidades. Outros 104 profissionais tiveram admissão como assistentes administrativos.
O processo seletivo contou com 86 mil manifestações de interesse e 56.259 inscrições homologadas, resultando em uma média de 27 candidatos por vaga.
Organizado pela SPGG, o edital ofertou cargos de nível médio e superior, com 58 áreas de atuação contempladas.
Prazos e apresentação de documentos
Conforme previsto em lei, os contratos têm validade de 24 meses, mas podem ter prorrogação pelo mesmo período. Os admitidos devem enviar os documentos até 9 de abril por meio do sistema indicado pela SPGG. Além disso, estão previstas duas datas para verificação da documentação original: 3 e 8 de abril. As listas com local, data e horário de comparecimento serão divulgadas no site da secretaria.
Para dúvidas, os profissionais podem entrar em contato pelo telefone (51) 3288.1181.
Nomeações de servidores efetivos
Ainda nesta semana, na terça-feira (25), o governo estadual publicou a nomeação de 212 servidores efetivos, aprovados no concurso mais recente. Houve chamamento 122 analistas de políticas públicas e gestão governamental e 90 analistas de planejamento e orçamento.