A cidade de Uruguaiana, na Fronteira Oeste, está sem fornecimento de água desde a tarde de quarta-feira (1º). A previsão é que o sistema seja retomado ainda na noite desta quinta-feira (2). Mas a normalização completa do abastecimento está prevista para o fim de semana.
Conforme a BRK Ambiental, houve um sinistro na Estação de Captação de Água Bruta do Rio Uruguai, responsável pelo abastecimento de Uruguaiana. O problema teve início com a queda de energia elétrica, que causou o rompimento de uma peça da tubulação de bombeamento. A estrutura ficou inundada, com mais de oito metros de água no poço de sucção de 12 metros, submergindo bombas e motores elétricos, inclusive os reservas.
Com a falha, o fornecimento de água na cidade acabou interrompido. Equipes da concessionária BRK Ambiental trabalham no local desde o ocorrido, inclusive durante a madrugada para drenar a água do poço de sucção.
Por volta das 3h desta quinta-feira (2), os técnicos conseguiram acessar os equipamentos submersos. A primeira intervenção é o reparo da tubulação. Posteriormente, os servidores interviram nos motores elétricos, que precisam ser secos ou substituídos.
A previsão é que o sistema retome a produção de água tratada ainda na noite desta quinta-feira. No entanto, a BRK afirma que a normalização completa do abastecimento vai ocorrer até o fim de semana, sem especificar uma data.
Para dúvidas, a BRK Ambiental disponibiliza atendimento pelo telefone 0800 771 0001 (24 horas), WhatsApp (11) 9 9988-0001 e pelo e-mail [email protected].