EDUCAÇÃO

Estado faz mutirão para inscrever alunos da rede no Enem 2024

"Dia E" ocorre na quarta-feira (12), com ações de inscrição em todas as escolas estaduais de Ensino Médio

A Seduc (Secretaria da Educação) começou, nesta segunda-feira (10), o Mutirão Enem 2024. A iniciativa promove ações na Rede Estadual para garantir que todos os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio das escolas estaduais participem do Enem 2024.

Houve prorrogação até 14 de junho dos prazos para se inscrever nas provas. Os candidatos gaúchos estão isentos da taxa de inscrição por conta das enchentes que atingiram o Estado em maio. 

Além disso, no dia 12 de junho, ocorrerá o Dia E, em que todas instituições de Ensino Médio da Rede Estadual realizarão um mutirão de inscrições. Assim, a proposta é que cada escola organize equipes de mobilização. Elas passarão em salas de aula para verificar e estimular as inscrições dos alunos. A atividade prevê ainda a montagem de estações de inscrições em áreas comuns, como pátios ou lugares cobertos, facilitando o acesso dos candidatos.

Por fim, o MEC ajustou também outras datas do cronograma do Enem 2024. O Ministério estendeu o prazo para solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social também até 14 de junho.

Protagonismo juvenil

“Além do trabalho de divulgação por professores e equipe diretiva das escolas, as atividades planejadas pretendem incentivar o protagonismo juvenil, em que os próprios alunos são estimulados a criar iniciativas para valorizar a inscrição”, diz o comunicado do governo do RS.

Além disso, a Seduc irá publicar em suas redes sociais conteúdos e informações sobre a prova durante toda a semana.

O Enem

O Enem mede o desempenho escolar dos estudantes ao final da Educação Básica.  O exame é a principal porta de entrada para o Ensino Superior no Brasil, sendo utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e do Prouni (Programa Universidade para Todos).

O Rio Grande do Sul possui 1.106 escolas estaduais de Ensino Médio, que atendem a 273.115 estudantes. Destes, 71.673 estão cursando o terceiro ano. Assim, a meta é garantir que cada um desses alunos esteja inscrito no Enem 2024. As provas serão aplicadas em 3 e 10 de novembro.