DIA DA MULHER

Governo do RS promove atividades no Dia da Mulher e ao longo de março

Programação inclui eventos culturais, ações sociais e iniciativas de saúde e empreendedorismo feminino

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Rio Grande do Sul - Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado neste sábado (8), o governo do Estado traz uma programação especial. Haverá atividades no dia de hoje e em todo o mês de março.

Neste sábado, haverá atividades gratuitas no Cete (Centro Estadual de Treinamento Esportivo), isenção de ingresso para as mulheres que quiserem visitar o Jardim Botânico e o Zoológico (Zoo), bem como a Trilha das Mulheres no Parque Estadual de Itapuã. Ao longo do mês, ocorrerão outras ações, como a reabertura do Acervo Elis Regina, em 15 de março, na CCMQ (Casa de Cultura Mario Quintana).

Além de ações para marcar o Dia Internacional da Mulher, o governo estadual tem ampliado o atendimento à saúde da mulher, por meio da estratégia SERMulher RS, que visa aumentar o acesso à atenção especializada em ginecologia. 

Dia da Mulher no Cete

O sábado de 8 de março promete ser especial no Centro Estadual de Treinamento Esportivo, em Porto Alegre. Das 9h às 12h, haverá uma série de atividades gratuitas para toda a família no evento: Dia da Mulher no Cete.

As atrações serão distribuídas por toda a estrutura do Cete. Estão previstas aulas de defesa pessoal no Ginásio de Lutas. Além disso, haverá espaço para a comunidade ter vivências esportivas que incluem apresentações e aulas experimentais de ginástica artística no Ginásio de Ginástica.

Na parte externa do Cete, próximo à pista de atletismo, a cultura também estará representada com apresentações de ballet e show de rimas. As crianças e jovens terão acesso a brinquedos infláveis e local para recreação. O governo irá disponibilizar estandes com informações e prestação de serviço relacionados a órgãos estaduais.

Trilha das Mulheres e isenção de ingresso em parques 

A Sema-RS (Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura) irá isentar do pagamento de ingresso as mulheres que quiserem visitar o Jardim Botânico (JB) e o Zoológico (Zoo). No Zoo, a isenção é para o ingresso das pedestres.

No Parque Estadual de Itapuã, o Dia Internacional da Mulher será comemorado com a realização da tradicional Trilha das Mulheres. A programação começa às 9h, com um café da manhã, seguido da caminhada que contará com mulheres da secretaria e da comunidade, além do público em geral. As atividades seguirão durante todo o dia, com roda de conversa, peças teatrais e atrações para as crianças. 

Nos três parques, as visitações ocorrem das 9h às 17h.

Empreendedorismo sustentável

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) promoverá, no dia 11 de março, em Santa Maria, o evento: Estímulo ao empreendedorismo sustentável para mulheres. A atividade será realizada das 8h às 12h, na sede do Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa Florestal (Ceflor).

De acordo com a pesquisadora do centro, Madalena Boeni, o evento irá trazer alternativas sustentáveis de empreendedorismo e renda. Serão compartilhados conhecimentos sobre atividades que podem trazer retorno financeiro, resgate cultural, além da satisfação pessoal e empoderamento feminino.

Entre os temas incluídos na programação estão a produção de mel de abelhas sem ferrão e desenvolvimento de minhocário para adubação. Mulheres de todas as idades podem participar do evento, e as inscrições podem ser feitas até 9 de março por meio de mensagem de WhatsApp para o Ceflor: (55) 3228-1045. O mesmo número também está disponível para mais informações.

O Ceflor está localizado na BR 287, acesso pela VCR 380, km 4,5, Boca do Monte, Santa Maria.

Saúde da mulher

Neste 8 de março, a SES (Secretaria da Saúde) comemora a implantação da estratégia SERMulher RS, lançada em dezembro de 2024. A sigla refere-se ao Serviço Especializado de Referência à Saúde da Mulher, que já conta com as sete primeiras unidades habilitadas no Estado. Cada serviço oferecerá, de forma regionalizada, atendimento em ginecologia, incluindo suporte para câncer de útero e mama, endometriose, planejamento reprodutivo e climatério.  

Os primeiros sete serviços habilitados localizam-se em Sapucaia do Sul, Tenente Portela, Pelotas, Bagé, Teutônia e Osório e Giruá. Além desses, está em andamento um processo de seleção para mais 12 locais no Estado, cobrindo todas as 18 CRS (Coordenadorias Regionais de Saúde).  

O SERMulher RS oferece o cuidado integral em saúde da mulher em uma abordagem que reconhece a complexidade e singularidade das necessidades de saúde específicas desse grupo, desde a prevenção e promoção da saúde até o diagnóstico e tratamento de condições específicas, possibilitando a sequência do trabalho de rastreamento e investigação iniciado na atenção primária e encaminhando as usuárias para a atenção terciária, quando necessário. Já estão habilitados os seguintes serviços:     

  • Clínica de Saúde da Mulher – Sapucaia do Sul
  • Associação Hospitalar Beneficente Santo Antônio – Tenente Portela
  • Hospital Universitário São Francisco de Paula – Pelotas
  • Santa Casa de Caridade – Bagé
  • Associação Beneficente Ouro Branco – Teutônia
  • Associação Beneficente São Vicente de Paulo – Osório
  • Hospital São José – Giruá

A nova estratégia se soma à rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) do Rio Grande do Sul, que conta com as unidades básicas dos municípios, 90 serviços de ginecologia, 104 maternidades de risco habitual, 30 maternidades de alto risco e 28 ambulatórios de gestação de alto risco.  

Outra forma de atuação que beneficia as mulheres é a Rede Materno-Paterno-Infantil, que abrange ações desenvolvidas nas unidades de saúde da Atenção Primária, como o planejamento sexual e reprodutivo, pré-natal e puerpério e ações desenvolvidas nas maternidades, como a atenção ao pré-natal de alto risco e a assistência ao parto, ao nascimento e ao puerpério imediato.  

A diretora do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde da SES, Marilise de Sousa, destaca que uma das principais ações desenvolvidas pela pasta na área da Saúde da Mulher, em 2024, foi a publicação do novo Guia do Pré-Natal e Puerpério na Atenção Primária à Saúde e dos Planos de Parto traduzidos em português, espanhol, francês, wolof e creole, diminuindo as barreiras de comunicação com as gestantes migrantes. 

Políticas de equidade

A Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade é parceira de ações do governo voltadas para as mulheres. Uma delas é o Avança Mulher Empreendedora, programa criado em 2024 pela Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul, que busca capacitar e empoderar mulheres por meio de ações estruturadas de qualificação profissional e incentivo ao empreendedorismo.

Outra iniciativa é o Programa EVA, que promove uma jornada de capacitação para 15 mulheres líderes de startups e negócios inovadores. Lançado em 2024, ele promove qualificação em gestão, liderança e conexão com investidores. Na área de tecnologia, a Seidape é parceira de duas ações: o Meetup Mulheres em Tecnologia e o SheLeads Startups. Ambos serão novamente realizados durante o South Summit Brazil 2025.

Um ano do novo prédio do Centro Estadual de Referência da Mulher 

Há um ano, neste mesmo 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o governador Eduardo Leite inaugurava o novo prédio do CRM-VAM (Centro de Referência da Mulher Vânia Araújo Machado). O espaço é voltado para o atendimento em rede das mulheres vítimas de violência no Rio Grande do Sul. 

Com o ano afetado pelas enchentes, o CRM trabalhou para atender as mulheres, principalmente, daquelas que em momentos de calamidade, vivem situações mais vulneráveis. 

Atuando em Rede com os Centros Municipais já existentes, o CRM-VAM trabalha em toda extensão do RS. “Esse alinhamento fortalece a implementação de políticas públicas integradas, promovendo um atendimento humanizado e garantindo que os serviços especializados atuem de maneira articulada e eficaz”, diz a diretora do DPM (Departamento de Políticas para a Mulher), Carina Bernardi.

Programação cultural

A Sedac (Secretaria da Cultura) propõe uma programação especial ao longo do mês, com eventos que destacam o protagonismo feminino e a valorização da mulher em diversas áreas. As ações, que começaram nesta sexta-feira (7). Os segmentos de literatura, música, artes cênicas, cinema e patrimônio cultural se destacam na agenda das instituições da Sedac.

A programação de eventos do Mês da Mulher inclui a reabertura do Acervo Elis Regina na CCMQ (Casa de Cultura Mario Quintana), a estreia do documentário A Versão de Anita, na Cinemateca Paulo Amorim, apresentações musicais, como Nativismo em Cena e Laila Garin Canta Elis, além de exposições, oficinas e debates sobre a representatividade feminina. A agenda também conta com um concerto especial da Ospa em homenagem às mulheres, consolidando a cultura como espaço de visibilidade e reconhecimento feminino.

Biblioteca Pública do Estado (BPE)
  • Mulheres em movimento: fazer literatura no RS
    Data: 27/3
    Horário: 19h
    Local: Sala Mourisco
    Endereço: Rua Riachuelo, 1190, Centro Histórico, Porto Alegre 
  • Clube de Leitura – Livro Tudo sobre o amor, de bel hooks (pseudônimo)
    Data: 31/3
    Horário: 19h
    Local: Sala Mourisco
    Endereço: Rua Riachuelo, 1190 – Centro Histórico, Porto Alegre
Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ)
  • A História do Disco – especial Elis 80 | Gravação com plateia de 3 episódios do podcast: A História do Disco
    Data: 11/3, 18/3 e 25/3
    Horário: 19h
    Local: Auditório Luis Cosme
    Endereço: Rua dos Andradas, 736, 4º Andar, Centro Histórico, Porto Alegre
    Veja como se inscrever. 
  • Nativismo em cena – mulheres na música gaúcha
    Data:12/3
    Horário: 20h
    Local: Auditório Luis Cosme
    Endereço: Rua dos Andradas, 736, 4º Andar, Centro Histórico, Porto Alegre
  •  Estreia do documentário A Versão de Anita, de Luca Criscent
    Data:13/3
    Horário: 19h
    Local: Cinemateca Paulo Amorim
    Endereço: Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico, Porto Alegre
  • Reabertura do Acervo Elis Regina
    Data: 15/3
    Horário: 10h
    Local: Acervo Elis Regina
    Endereço: Rua dos Andradas, 736, térreo, Centro Histórico, Porto Alegre
    Visitação: horário normal da CCMQ
  • Exibição do filme Elis & Tom
    Data:15/3 e 22/3
    Horário: 15h
    Local: Cinemateca Paulo Amorim
    Endereço: Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico, Porto Alegre
  • Mediação especial após a exibição de Elis & Tom
    Data:15/3 e 22/3
    Horário: 16h40
    Local: Cinemateca Paulo Amorim
    Endereço: Rua dos Andradas, 736, 2º andar, Centro Histórico, Porto Alegre
  • Vozes do Acervo – Elis, Para Sempre!
    Data:16/3
    Horário: 10h
    Local: Teatro Carlos Carvalho 
    Endereço: Rua dos Andradas, 736, 2º andar, Centro Histórico, Porto Alegre
  • Samba do Quintana recebe Laila Garin
    Ministrante: Laila Garin
    Data:16/3
    Horário: 16h às 20h
    Local: Travessa dos Cataventos. Em caso de chuva será transferido para Teatro Carlos de Carvalho.
    Endereço: Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico, Porto Alegre
  • Show Laila Garin Canta Elis
    Ministrante: Laila Garin
    Data:17/3
    Horário: 19h às 20h30
    Local: Travessa dos Cataventos. Em caso de chuva será transferido para Teatro Carlos de Carvalho.
    Endereço: Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico, Porto Alegre
Memorial do Rio Grande do Sul
  • Oficina: A Alquimia das Mulheres e o Patrimônio Cultural
    Data: 11/3
    Horário: 14h às 17h
    Local: Casa de Cultura Mario Quintana
    Endereço: Rua dos Andradas 736, Sala Sergio Napp 1, Centro Histórico, Porto Alegre
    Inscrições pelo e-mail: [email protected] (até 6 de março)
    Vagas limitadas!
Museu de Comunicação Hipólito José a Costa (Musecom) 
  • Cineclube MuseCom – Mulheres em Cena
    Data: 8/3
    Local: Site Musecom
  • Mostra fotográfica Fanm Fò
    Data: 7/3 a 17/4
    Horário: 10h às19h. Último acesso às 18h30
    Local: Hall de entrada do Musecom
    Endereço: Rua dos Andradas, 959, Centro Histórico, Porto Alegre
Museu Histórico de Farroupilha 
  • Exposição: Mulheres de Seu Tempo
    Data: 10/3 a 31/3
    Horário: De terça a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, das 14h30 às 17h
    Local: Museu Histórico Farroupilha
    Endereço: Rua Coronel Manuel Pedroso, 77, Centro, Piratini 
Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa)
  • Concerto de Abertura: Ospa 75 anos
    Data: 14/3
    Horário: 20h
    Local: Sala Sinfônica – Casa da Ospa
    Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 1501, Centro, Porto Alegre 
Teatro de Arena
  • Ação de mídias sociais: Depoimento Juliana Wolkmer
    Data: 8/3
    Plataformas digitais: @ieacenrs / @teatrodearena / @labmultipalco no Instagram