Ao menos oito municípios do Rio Grande do Sul registraram queda de granizo desde a tarde de terça-feira (23). Apesar da queda de pedras de gelo, não há grande número de atingidos pelas instabilidades.
Conforme a Defesa Civil Estadual, o município de Bagé (confira no vídeo abaixo o temporal que atingiu a cidade), na Campanha, teve ao menos 30 imóveis destelhados por causa das tempestades. Em Arambaré, na Costa Doce, foram cerca de 15 residências com danos em telhados na localidade de Santa Rita, que fica a 17 km do centro da cidade. A Defesa Civil municipal está providenciando a entrega de lonas aos afetados.
Outros municípios como Pelotas, São Lourenço do Sul, Camaquã, Amaral Ferrador e Dom Feliciano tiveram relato de queda de pedras de gelo, mas sem danos.
Já em Dom Pedrito, na região da Campanha, houve queda total no fornecimento de energia. A luz caiu por volta das 7h da manhã e não havia sido restaurada até as 10h. O corte no fornecimento de energia elétrica teria sido causado por um problema na linha de transmissão que liga o município à Bagé.
Não há previsão de quando o serviço será restabelecido. Como consequência da falta de energia elétrica, o serviço de abastecimento de água foi interrompido pela Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento).
As aulas na rede municipal de ensino foram canceladas no turno da manhã. Ainda não há definição se as aulas vão acontecer no período da tarde. A Secretaria de Obras de Dom Pedrito está com equipes de plantão no parque de máquinas, caso os moradores necessitem de ajuda.