O Rio Grande do Sul pretende imunizar, nas próximas semanas, mais de 500 mil gaúchos contra a Covid-19. O avanço da vacinação ocorre graças à chegada de 537.350 doses. Entre elas, estão doses da AstraZeneca, Pfizer e da farmacêutica Janssen, da Johnson & Johnson, que chegará no início da próxima semana e será a quarta opção de imunização contra o coronavírus em solo gaúcho.
Ontem (9), chegaram 219.500 doses da vacina Oxford/AstraZeneca, que são produzidas no Brasil pela Fiocruz. Os imunizantes devem ser distribuídos a partir de hoje (10) para todos os municípios gaúchos. As doses serão transportadas da Central de Imunibiológicos, em Porto Alegre, para as Coordenadorias Regionais de Saúde por via terrestre e aérea.
Vacina da Janssen
O primeiro lote da vacina da Janssen conterá 171.600 doses, com data de vencimento em 27 de junho. De acordo com a diretora do Cevs (Centro Estadual de Vigilância em Saúde), Cynthia Molina Bastos, o Rio Grande do Sul tem condições de usá-las dentro do período, uma vez que a logística de distribuição das doses acontece em até 24 horas para todas as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde. “Os municípios que receberem essas vacinas terão que priorizar o uso delas. Pode-se fazer mutirão, drive-thrus ou outras estratégias para conseguir usar as doses em tempo hábil”, afirma a diretora.
A vacina da Janssen tem o benefício de ser dose única. Ela tem eficácia de 85% para casos graves da doença e está liberada para uso emergencial no Brasil. A tecnologia usada para a fabricação deste imunizante é vetor viral com adenovírus humano recombinante.
Como fica a vacinação
As doses da Oxford/AstraZeneca e Janssen estão sendo calculadas com as 146.250 imunizantes da Pfizer, recebidas na terça-feira. As doses da Janssen não têm data de distribuição definida, uma vez que o Ministério da Saúde ainda não confirmou o voo em que elas chegarão ao Estado.
Essas vacinas serão utilizadas para iniciar a vacinação da população geral, contemplando 100% das pessoas com 59 e 58 anos; atender 37% do grupo de trabalhadores das Forças Armadas; e ainda, serão distribuídas vacinas para completar 100% a primeira dose dos públicos:
- pessoas com deficiência permanente;
- pessoas em situação de rua;
- população privada de liberdade;
- funcionários do sistema prisional;
- trabalhadores da educação.
Os municípios que atingirem todos os grupos elencados pela resolução poderão avançar na campanha, aplicando vacina na população em geral com 57 anos e ir baixando a faixa etária conforme atingirem 100% desta parcela da população.
Até setembro, o Governo do Estado estima vacinar com a primeira dose toda a população gaúcha maior de 18 anos.
- Costa Doce
- Cotidiano
- Fronteira Oeste
- Litoral Norte
- Porto Alegre
- Redes Sociais
- Região Carbonífera
- Região Central
- Região da Campanha
- Região Metropolitana
- Região Noroeste
- Região Norte
- Região Sul do RS
- Rio Grande do Sul
- Serra gaúcha
- Vale do Caí
- Vale do Jacuí
- Vale do Paranhana
- Vale do Rio Pardo
- Vale do Sinos
- Vale do Taquari
- Vales
- coronavírus
- Covid-19
- Rio Grande do Sul
- Secretaria Estadual da Saúde
- vacina