RS pode ter chuva intensa e temporais na quarta-feira, adverte CPTEC

O CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) emitiu uma advertência para a possibilidade de temporais no Estado.

O CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) emitiu uma advertência para a possibilidade de temporais no Estado. São dois avisos, sendo que um é válido para esta terça e, o outro, para quarta-feira.

Para o dia 1º de outubro, a área sob aviso de atenção é a de fronteira com o Uruguai. De acordo com o CPTEC, haverá chuva, localmente, de forte intensidade nas cidades da Fronteira Oeste, Campanaha e Sul gaúcho. As instabilidades, adverte o órgão, serão acompanhadas de descargas elétricas e ocasionais rajadas de vento.

Já na quarta-feira (2), o CPTEC colocou quase todo o Estado em monitoramento, pois podem ocorrer chuvas intensas, raios, granizo, vento e acumulados de chuva. As áreas em observação são Campanha, Fronteira Oeste, Sul, Lagoa dos Patos, Centro, Noroeste e região metropolitana. Isso ocorre pelo avanço de uma frente fria que encontrará ar quente sobre o Rio Grande do Sul, o que pode gerar temporais.

Na área posta em monitoramento, o órgão de meteorologia indica tempo instável e pancadas de chuva acompanhadas de raios. No entanto, localmente, a chuva poderá ser intensa em curto período de tempo. O CPTEC não descarta a ocorrência de rajadas de vento de forte intensidade e/ou queda de granizo nas áreas citadas.

O órgão ainda aponta que, na fronteira com o Uruguai, a chuva será mais persistente e generalizada. No final do dia, o volume de precipitação poderá acarretar em acumulados elevados. Não se descarta transtornos para a população.