O Governo do Estado do Rio Grande do Sul se prepara para iniciar a vacinação contra o coronavírus no Estado. Conforme o Executivo, a expectativa do governo do Estado é iniciar a imunização até quinta-feira (21). A aprovação emergencial das vacinas CoronaVac e Oxford/Fiocruz ocorreu na tarde deste domingo (17).
“Amanhã mesmo deve começar a distribuição da primeira [remessa de vacinas] aos estados. Vacinação, assim, possível de ser iniciada até o dia 21 (talvez 20). O RS está pronto! #vacinaJÁ. Nossa Rede de Frio, a logística de distribuição para as coordenadorias regionais de saúde, as seringas agulhadas. Tudo pronto para o início da imunização”, declarou o governador Eduardo Leite nas redes sociais neste domingo (17/1).
Leite também cumprimentou o governador de São Paulo, João Doria, que viabilizou a parceria internacional do Butantan, e agradeceu ao Ministério da Saúde, que fez a parceria da Fiocruz com a Oxford/Astrazeneca e enviará as duas vacinas aos estados. O Rio Grande do Sul tem capacidade de armazenamento de 10 milhões de doses, conforme a SES (Secretaria Estadual da Saúde). O Estado tem 11,3 milhões de habitantes.
De acordo com o Plano Nacional de Imunização, os grupos prioritários para a campanha são profissionais na linha de frente em contato direto com o vírus, como pessoas que trabalham em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), centros de triagem e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); idosos em lares de longa permanência; idosos fora desses lares escalonados por faixa etária (mais de 80 anos; de 75 a 79 anos; de 70 a 74 anos); indígenas e quilombolas. A estimativa é que cerca de 1 milhão de pessoas façam parte dessas populações no Estado.
Logística pronta
A SES se preparou para a imunização em massa contra o coronavírus. Desde dezembro, 43 novas câmaras frias para a conservação de vacinas foram entregues às coordenadorias regionais. Ao todo, são 96 equipamentos em funcionamento nas regionais da SES, cobrindo todos os municípios do Rio Grande do Sul.
A Secretaria conta com um estoque de 4,5 milhões de seringas. Mais 10 milhões de seringas agulhadas foram compradas. A entrega desses insumos aos municípios será escalonada e integrada com a distribuição da vacina, conforme o governo do Estado.
O Rio Grande do Sul tem cerca de 1,8 mil salas de vacinas. Em cada município, a gestão local poderá definir as melhores formas de vacinar sua população e evitar aglomerações, como indicar locais e horários que funcionem melhor para cada realidade.
- Costa Doce
- Cotidiano
- Fronteira Oeste
- Litoral Norte
- Porto Alegre
- Redes Sociais
- Região Carbonífera
- Região Central
- Região da Campanha
- Região Metropolitana
- Região Noroeste
- Região Norte
- Região Sul do RS
- Rio Grande do Sul
- Serra gaúcha
- Vale do Caí
- Vale do Jacuí
- Vale do Paranhana
- Vale do Rio Pardo
- Vale do Sinos
- Vale do Taquari
- Vales
- astrazeneca
- Coronavac
- coronavírus
- Covid-19
- Fiocruz
- imunização
- Rio Grande do Sul