PREVISÃO DO TEMPO

Previsão indica chuva e risco de transtornos no RS nesta quinta

As chuvas se espalham para a maioria das regiões gaúchas. Na metade Norte, as precipitações serão persistentes. Há risco de transtornos.

A atuação de um sistema de baixa pressão, que dará origem um ciclone extratropical próximo da costa do Rio Grande do Sul, deve trazer muita chuva para parte do Estado nesta quinta-feira (15). Há risco de transtornos, como alagamentos e cheia de arroios e rios. As regiões com maior risco são as da Serra, do Litoral Norte, metropolitana e dos Vales do Rio dos Sinos e do Paranhana.

Nesta quinta-feira (15), as chuvas se espalham para a maioria das regiões gaúchas. Apenas na região Sul e na Campanha é que as precipitações serão mais isoladas. Do Centro para o Norte, as precipitações ocorrem com fraca a moderada intensidade.

Ao longo da quinta-feira, os maiores volumes de precipitação serão registrados nas regiões da Serra, dos Vales (Sinos, Paranhana, Caí, do Rio Pardo e do Taquari), Central e metropolitana. As precipitações variam entre 20 a 50 milímetros.

+ Ciclone vai causar chuvas intensas e ventos fortes em parte do RS até sexta-feira
+ INMET publica alerta para acumulado de chuva no RS

O maior risco é na sexta-feira, quando o modelo Cosmo, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), indica grande volume de precipitação na parte Nordeste do RS. Isso ocorre pela formação do ciclone extratropical perto da costa Estado. O sistema canaliza a umidade do oceano e mantém as chuvas constantes sobre a Serra, o Litoral Norte, os Vales do Sinos e Paranhana e região metropolitana.

Na Serra e Litoral Norte, há risco de transtornos associados aos elevados acumulados de chuva, que devem chegar aos 150 mm. Ainda, os ventos causados por esse sistema favorecem as rajadas dos 70 aos 90 km/h nessas regiões, trazendo o risco de ressaca no litoral gaúcho. A tendência é que ciclone gradualmente se desloque para o oceano no sábado (17).

Em Santa Catarina, há um alerta especial para a possibilidade de chuva forte. A área com maior risco é a do Litoral Sul catarinense – que, justamente, faz divisa entre a Serra gaúcha e o Litoral Norte do RS. Confirme a Defesa Civil catarinense, os volumes de precipitação podem chegar aos 150 mm de chuva.