Virada no tempo

INMET adverte para risco de temporais no RS neste domingo

As tempestades podem atingir cidades de quase todas as regiões gaúchas neste domingo. Confira como fica o tempo nas próximas horas:

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou duas advertências para a possibilidade da ocorrência de temporais no Rio Grande do Sul. Um é um alerta laranja de tempestade, enquanto a outra é um alerta amarelo (veja o que cada um quer dizer abaixo). A vigência dos dois avisos termina às 10h da manhã desta segunda-feira (23).

O alerta laranja emitido pelo Alert-AS (Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul), aponta perigo da ocorrência de temporais em grande parte do RS. A previsão do órgão aponta possibilidade de chuva forte a volumosa, com volumes podendo alcançar 60 milímetros em uma hora ou 100 milímetros em 24 horas. Em ambos casos, o grande volume de chuva pode ocasionar pontos de alagamento, transbordamento de arroios e rios e inundação de residências.

Além disso, o órgão adverte para a possibilidade de ventos intensos. As rajadas podem variar entre 60 a 100 km/h, o suficiente para causar destelhamentos em residências com estrutura mais vulnerável, ou queda de árvores e galhos. Como consequência, há risco de corte no fornecimento de energia elétrica, caso a rede seja atingida ou danificada durante a ventania.

As tempestades podem atingir cidades da Fronteira Oeste, da Campanha, do Sul, da região Central, da Costa Doce, da região dos Vales, da região metropolitana, Litoral Médio e Litoral Norte. Ainda há risco para parte do Noroeste, da região Norte e da Serra gaúcha.

Já o alerta amarelo do INMET aponta a possibilidade de tempestades isoladas nos outros municípios que não estão cobertos pelo alerta laranja. A situação de risco tem início às 12h deste domingo e, também, se estende até 10h de segunda-feira para parte do Noroeste, da região Norte e da Serra gaúcha.

Crédito: Agora no Tempo /Agora RS

O que diz a previsão do tempo

A previsão do tempo aponta que um sistema de baixa pressão, aliado a um fluxo de umidade, favorecem os temporais isolados com chuvas pontualmente fortes, eventual queda de granizo e rajadas de vento que podem passar dos 80 km/h. As áreas em risco são a Fronteira Oeste, Campanha, região Noroeste, Sul e Centro do Estado.

No decorrer do dia, as instabilidades devem avançar também para os Vales, Costa Doce e Litoral Médio, Litoral Norte e região metropolitana, com condições para temporais mais pontuais. Os maiores volumes de chuva ficam restritos ao Oeste e parte da Campanha.