Instabilidade no RS

INMET publica alerta laranja de tempestade para todo o RS

Novas áreas de instabilidades avançam, trazendo risco de tempestades no Rio Grande do Sul.

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou um alerta laranja de tempestade para todo o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (10). Conforme a previsão, novas áreas de instabilidade podem causar chuva intensa, ventos fortes e queda de granizo.

O alerta tem vigência entre as 21h da noite desta quinta-feira (10) e 10h da manhã de sexta-feira (10).

Conforme o INMET, as precipitações podem ser de até 100 milímetros em 24h, com potencial para o registro de alagamentos ou acúmulo de água. Os ventos podem ter rajadas entre 60 a 100 quilômetros por hora, o que pode ocasionar cortes na distribuição de energia elétrica, estragos em plantações e queda de árvores e galhos.

Crédito: Agora no Tempo / Agora RS

O que diz a previsão do tempo

Novas áreas de instabilidade avançam pelo Noroeste e Norte gaúcho na tarde desta quinta-feira (10). Já no começo da noite, as nuvens de chuva ficam mais intensas e se deslocam pela fronteira com a Argentina, espalhando-se pelas regiões da Campanha, das Missões, o Noroeste, Central, dos Vales, região metropolitana e Sul do RS.

Os temporais vão ser alimentados por um fluxo de umidade que atua com uma região de baixa pressão. Nessas áreas há risco de tempestades com eventual queda de granizo e ventos fortes com rajadas entre 60 e 80 km/h, podendo isoladamente ultrapassar esses valores.

Na madrugada da sexta-feira (11) as instabilidades seguem intensas e avançam rapidamente para as regiões Norte, Serra, e Litoral Norte e Médio, mantendo-se o risco para tempo severo. Na região Sul do Estado, também não se descarta alguns temporais pontuais. Durante o dia o tempo segue instável em algumas áreas gaúchas. Já durante a noite, a chance de temporais retorna sobre o Noroeste e Norte gaúcho.

Recomendações em caso de tempestade

Em caso de temporal, o Inmet faz algumas recomendações:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

O aviso amarelo é classificado como de “Perigo”. Nele, recomenda-se ter cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. “Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário”, adverte o Inmet.