A Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul divulgou o calendário para pagamento do IPVA 2023. Os motoristas terão os mesmos descontos que no ano passado e opção para pagamento em seis parcelas. Também é possível fazer o pagamento via Pix.
Conforme a secretaria, o pagamento do IPVA estará liberado a partir de 14 de dezembro. Quem quitar o tributo de 14 a 29 de dezembro terá desconto de 10%. Também não vai pagar a variação da UPF/RS (que pelos índices inflacionários deve ficar em 5,88%), gerando redução de até 15,88% no valor do tributo.
Os proprietários de veículos que tiverem os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão terão descontos ainda maiores. Quem conseguir pagar de forma antecipada em dezembro e com a soma de todos os descontos cumulativos pode ter redução de 32% sobre o valor total do IPVA. Quase metade da frota que tem até 20 anos de ciculação pode ter descontos pelo Bom Motorista e 25% pelo Bom Cidadão.
Conforme o secretário da Fazenda, Leonardo Busatto, os descontos aplicados no IPVA 2022 e que estão sendo mantidos em 2023 são os maiores já oferecidos pelo Estado. O motivo, segundo ele, é a valorização dos preços dos veículos, que foi registrada na Fipe.
“Houve valorização dos veículos no mercado nacional nos últimos anos, situação que ocorre também em outros países. Com a oferta menor de veículos novos, há maior procura pelos usados e, consequentemente, oscilações de preços, que variam conforme o modelo. Essa variação poderá ser compensada pelas possibilidades de descontos oferecidos pelo Estado, que estão entre os maiores do país, e que, somados, ultrapassam em mais de três vezes o percentual dessa variação, mostrando o compromisso do governo com o contribuinte e com uma arrecadação tão relevante também para os municípios”, disse Busatto.
Formas de pagamento
Os métodos de pagamento são pelos bancos Banrisul, Bradesco, Sicredi, Sicoob e Banco do Brasil (somente para clientes). Opção de pix disponível.
Quem não conseguir pagar em dezembro, também terá descontos no pagamento do IPVA 2023 em janeiro, fevereiro ou março. O proprietário do veículo que pagar o IPVA até 31 de janeiro terá 10% de desconto. Se pagar até o dia 28 de fevereiro, a redução é de 6%. Quitando até 31 de março, o desconto alcança 3%. Nesses casos, os valores já estarão atualizados pela variação da UPF.
Se o proprietário optar pelo parcelamento, também terá o respectivo desconto nas parcelas de janeiro, fevereiro e março. Mas, para isso, precisa aderir ao parcelamento ainda em janeiro. Por exemplo, se o dono quer parcelar em fevereiro o imposto, não será mais possível, devendo quitá-lo em parcela única.
Calendário de pagamento único vai até abril, quando vencem as placas
Quem não optar pela antecipação ou pelo parcelamento, deverá pagar o IPVA na data de vencimento da placa que se encerra em abril, conforme determinado na lei estadual. O vencimento em 2023 segue a seguinte ordem:
- Placa Final 1: 24/04/2023
- Placa Final 2: 24/04/2023
- Placa Final 3: 25/04/2023
- Placa Final 4: 25/04/2023
- Placa Final 5: 26/04/2023
- Placa Final 6: 26/04/2023
- Placa Final 7: 27/04/2023
- Placa Final 8: 27/04/2023
- Placa Final 9: 28/04/2023
- Placa Final 0: 28/04/2023
- Agora no Trânsito
- Brasil e Mundo
- Costa Doce
- Cotidiano
- Fronteira Oeste
- Litoral Norte
- Porto Alegre
- Redes Sociais
- Região Carbonífera
- Região Central
- Região da Campanha
- Região Metropolitana
- Região Noroeste
- Região Norte
- Região Sul do RS
- Rio Grande do Sul
- Serra gaúcha
- Vale do Caí
- Vale do Jacuí
- Vale do Paranhana
- Vale do Rio Pardo
- Vale do Sinos
- Vale do Taquari
- Vales
- calendário ipva
- IPVA
- pagamento ipva
- Rio Grande do Sul