O Rio Grande do Sul tem novos alertas de temporal nesta quarta-feira (3), assim como o que atingiu Gravataí e Viamão ontem, causando estragos. O motivo é a formação de um ciclone extratropical próximo à costa do Rio Grande do Sul. O sistema deve dar origem a áreas de instabilidade e uma frente fria, o que deve aplacar um pouco as máximas nos próximos dias no Estado.
Para esta quarta-feira, o CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) prevê condições favoráveis para chuvas intensas, com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Todo o território gaúcho está em observação, pela possibilidade da ocorrência desses fenômenos meteorológicos. O CPTEC destaca as chances para volumes expressivos de chuva pontuais e de forma mais generalizada em áreas do Estado.
O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), também emitiu uma advertência para temporais no Rio Grande do Sul. O órgão alerta para a possibilidade de chuvas intensas, de até 100 milímetros em alguns pontos. Também há risco para ventania, que pode ser de 60 a 100 quilômetros por hora.
O ciclone extratropical deve começar a se formar nesta quarta-feira. Mas seus efeitos serão sentidos com maior intensidade na quinta-feira, afirmam os meteorologistas.
- Agora no Tempo
- Costa Doce
- Cotidiano
- Fronteira Oeste
- Litoral Norte
- Porto Alegre
- Redes Sociais
- Região Carbonífera
- Região Central
- Região da Campanha
- Região Metropolitana
- Região Noroeste
- Região Norte
- Região Sul do RS
- Rio Grande do Sul
- Serra gaúcha
- Vale do Caí
- Vale do Jacuí
- Vale do Paranhana
- Vale do Rio Pardo
- Vale do Sinos
- Vale do Taquari
- Vales
- Alerta de temporal
- ciclone
- Rio Grande do Sul
- Temporal