Encerra-se na próxima sexta-feira (6) o prazo para que as cooperativas gaúchas inscrevam projetos para o Fundo Social 2025. O Sescoop/RS (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do RS) lidera o programa, que destinará R$ 3 milhões para financiar até 20 iniciativas que impactem positivamente as comunidades onde localizam-se as cooperativas.
Dessa forma, o programa recebe propostas referentes às áreas de educação, saúde, cultura, integração social, geração de renda e meio ambiente. O Fundo Social apoiará cada projeto com valor máximo de R$ 200 mil. Mas a cifra poderá ser proporcionalmente maior para propostas envolvendo duas ou mais cooperativas.
O programa divulgará a lista dos projetos selecionados em 30 de janeiro de 2025. As informações sobre o Fundo Social estão no site do Sescoop/RS: somoscooperativismo-rs.coop.br/institucional/sescoop/fundo-social.
Cooperativas selecionadas no Fundo Social 2024
Ademais, na última edição do Fundo Social, foram selecionados 15 projetos. Um deles, desenvolvido pela cooperativa Sicredi Essência, criou um programa de inclusão financeira e profissional para jovens de baixa renda de Alegrete, na Fronteira Oeste. Os contemplados pelo projeto receberam aulas de Trabalho em Equipe, Expressão Corporal, Educação Financeira, Marketing Pessoal e Projeto de Vida. A expectativa é de que os jovens se tornem empreendedores e profissionais qualificados.
Outro projeto, apresentado pela Unicred Ponto Capital, formou 24 alunas em um curso profissionalizante de Costura Industrial do Vestuário, realizado em Santa Maria e Santiago. A iniciativa buscou capacitar mulheres e abrir oportunidades de trabalho em um mercado sustentável.
Por fim, até o momento, os projetos do Fundo Social 2024 já beneficiaram 7,6 mil pessoas.