Policiais civis lotados na DPPA (Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento) de Santa Cruz do Sul, na Região Central, realizaram um salvamento dentro das dependências da delegacia. O fato ocorreu na madrugada do último sábado (29).
No dia da ação, a Brigada Militar prendeu um indivíduo por crime relacionado ao âmbito doméstico da Lei Maria da Penha. Em seguida, no momento em que estava sob contenção do órgão policial, e aguardando a lavratura do ato, o homem teve um mal súbito. Conforme a Polícia Civil, ele é portador de asma e câncer.
Ao notarem o mal súbito, os agentes perceberam também a ausência de sinais vitais. Os policiais relatam ter como reação, então, colocá-lo em posição deitado e iniciar a manobra de reanimação cardiorrespiratória. O objetivo desta ação é garantir a oxigenação quando há ausência de circulação.
Após alguns minutos de massagem, o preso acordou e foi colocado em posição lateral, no aguardo do SAMU, que havia sido contatado pelos outros policiais da equipe. O Delegado Guilherme Dill, plantonista na DPPA, disse que a ação dos policiais foi determinante para salvar a vida do recolhido.