JACUÍ E TOROPI

Moradores de 16 municípios do RS devem deixar áreas de risco

Alerta foi emitido para moradores de áreas de ribeirinhas aos rios Jacuí e Toropi, que podem transbordar devido às chuvas.

Bairro Camobi, em Santa Maria. Foto: João Vilnei / Prefeitura de Santa Maria
Bairro Camobi, em Santa Maria. Foto: João Vilnei / Prefeitura de Santa Maria

Moradores de 16 municípios da região Central do Rio Grande do Sul estão sendo orientados a deixarem áreas de situação de risco. A orientação é da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, diante da condição dos rios Jacuí e Toropi, que receberam expressivos volumes de precipitação desde segunda-feira (29).

Para a bacia do rio Jacuí, o órgão estadual orienta que os moradores de áreas ribeirinhas dos municípios de Agudo, Nova Palma, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, São João do Polêsine, Restinga Seca, Paraíso do Sul, Formigueiro, São Sepé e Cachoeira do Sul.

Na bacia do rio Toropi, a Defesa Civil emitiu a mesma orientação expressa para os moradores de áreas ribeirinhas dos municípios de Quevedos, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, Toropi, Mata e Santa Maria.

A orientação é para que todas as pessoas que moram próximas aos rios Jacuí e Toropi busquem os abrigos públicos disponibilizados pelas prefeituras.

As pessoas que não tiverem locais alternativos devem buscar informações junto à Defesa Civil da sua cidade. Além de informações sobre os abrigos públicos, podem ser ofertadas as rotas de fuga e pontos de segurança.