O governo do Estado pagou, nesta sexta-feira (18), o quarto lote dos recursos previstos pelo programa Volta por Cima para famílias vítimas das chuvas intensas e enchentes no Rio Grande do Sul no período de 14 a 20 de junho de 2025. Dessa forma, o depósito do benefício se deu no Cartão Cidadão de 48 famílias do município de Cachoeira do Sul.
O governo estadual destinou R$ 2 mil para famílias desabrigadas ou desalojadas, de acordo com os seguintes critérios:
- Ter sido desabrigada ou desalojada em razão das chuvas intensas e enchentes ocorridas entre 14 e 20 de junho de 2025, conforme Decreto 58.235;
- Residir em município com Decreto de Situação de Emergência ou Calamidade Pública homologado pelo governo do Estado;
- Ter sido identificada como moradora de área atingida a partir de mapeamento realizado pelo governo estadual;
- Constar no CadÚnico (Cadastro Único) na condição de pobre ou extremamente pobre, com atualização nos últimos 12 meses.
Como conferir
Dessa forma, para saber se foram contemplados com o benefício nos lotes já pagos, os cidadãos podem fazer a consulta pelo número do CPF no site do Volta por Cima. O mapeamento de áreas atingidas está em constante atualização. Assim, famílias que atendam aos requisitos do programa e residam na mesma cidade podem receber o benefício em lotes diferentes.
O pagamento
Aqueles beneficiários que não possuem o Cartão Cidadão terão o documento emitido automaticamente, podendo retirá-lo na agência do Banrisul designada na sua cidade a partir de 4 de agosto. Assim, o prazo para retirada dos cartões com o valor do auxílio vai até 30 de novembro de 2025. Após essa data, os valores não resgatados retornarão aos cofres públicos.
Quem perdeu o cartão deve ligar para 0800-5412323 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h) e solicitar a emissão da segunda via.
Transparência e controle
Todas as informações sobre os repasses estão disponíveis no Portal da Transparência do Estado, e denúncias podem ser encaminhadas pela Central do Cidadão.