Carregando anúncio…
Corsan Aegea — campanha 300x280

EM DONA FRANCISCAre

Corpo de pesquisadora da Fepam é encontrado no rio Jacuí após quatro dias de buscas

Roberta dos Reis Costantin caiu no rio durante coleta de água em Dona Francisca e estava desaparecida desde terça-feira.

O Corpo de Bombeiros localizou, na manhã deste sábado (20), o corpo de Roberta dos Reis Costantin, servidora da Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) que estava desaparecida desde a última terça-feira (16), após cair no rio Jacuí, em Dona Francisca.

A localização ocorreu em Remanso das Taquareiras, na localidade de Várzea do Agudo, no interior do município de Agudo. O ponto fica a cerca de dois quilômetros do local onde ocorreu a queda, próximo ao antigo porto de Dona Francisca.

Pescadores avistaram um corpo no rio e acionaram o Corpo de Bombeiros. A identidade foi confirmada no local.

Acidente durante coleta de água

Roberta realizava coleta de água para pesquisas ambientais quando o acidente aconteceu. Conforme relato de testemunhas, ela estava sobre uma rampa no porto, utilizando uma roupa pantaneira — vestimenta impermeável usada em atividades aquáticas — quando se desequilibrou, caiu no rio e afundou.

Um colega que acompanhava a atividade presenciou a queda, mas não conseguiu realizar o resgate devido à forte correnteza.

As buscas por Roberta começaram ainda na terça-feira e seguiram por mais de 70 horas. Durante a operação, a empresa responsável pela usina hidrelétrica de Dona Francisca reduziu a vazão do Rio Jacuí para facilitar os trabalhos.

Antes da localização do corpo, equipes haviam encontrado objetos de trabalho utilizados por Roberta no momento da coleta.

Atuação na Fepam

Roberta dos Reis Costantin tinha 21 anos, era técnica em Química e atuava na divisão de laboratório da Fepam. Ela ingressou na fundação em outubro de 2024, após concurso público.

Formada pelo Instituto Federal Farroupilha, campus de Caxias do Sul, cursava graduação em Química na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A coleta fazia parte do Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas Naturais (Qualiágua), que acompanha, de forma periódica, as condições dos corpos hídricos no estado.

Nota da Fepam

Em nota, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental manifestou pesar pela morte da servidora e informou que seguirá prestando suporte à família.

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) informa, com profundo pesar, que o corpo da servidora Roberta dos Reis Costantin, de 21 anos, foi localizado no começo da manhã deste sábado (20/12), no Rio Jacuí, no município de Dona Francisca. As buscas tiveram duração superior a 70 horas e o corpo foi encontrado a cerca de dois quilômetros do local da queda.

Roberta integrava uma equipe formada por três servidores que realizava atividades de campo na terça-feira (16/12), com a finalidade de coletar amostras da água para análise, quando ela teria caído e desaparecido nas águas do Rio Jacuí.

Roberta deixa os pais, um irmão, uma irmã e um companheiro, além de amigos e colegas que estão sensibilizados com a partida da jovem. Até o momento, a família não divulgou informações sobre velório e sepultamento.

A Fepam se solidariza com os familiares, amigos e colegas de trabalho neste momento de profunda tristeza e informa que seguirá prestando todo o suporte necessário à família e aos servidores.

A íntegra pode ser conferida no site da Fepam.

Seu negócio no Agora RS!

Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.