A CEEE Equatorial elaborou um plano operativo para acompanhar, em tempo real, o andamento da aplicação das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médico), que ocorre no domingo (10). Equipes técnicas estarão a postos para reduzir o risco à segurança do sistema elétrico e situações que possam comprometer o fornecimento de energia. O trabalho tem como foco manter a qualidade do serviço prestado aos estudantes.
A concessionária definiu estratégias para organizar, direcionar, facilitar e padronizar as ações nos 255 locais que ficam na área de concessão da CEEE Equatorial. Profissionais permanecerão 24 horas no COI (Centro de Operações Integradas), controlando o sistema elétrico do Estado e em contato com as equipes em campo, para atender os clientes com a maior agilidade possível, caso haja intercorrências envolvendo a rede elétrica.
Dessa forma, as equipes da distribuidora vão intensificar as inspeções e manutenções em alimentadores e circuitos que atendem locais de provas.
De acordo com o gerente do Centro de Operações da CEEE Equatorial, Natã Giampietro, serão 809 profissionais em campo e no Centro de Operações Integradas monitorando a rede elétrica para garantir a tranquilidade da aplicação das provas.
“Tendo em vista da grandiosidade do evento, a CEEE Equatorial reforçou o número de equipes nas ruas para o acompanhamento das ações em toda a rede e deixou equipamentos de reserva preparados para possível substituição em caso de urgências”, afirma o executivo.
Orientações da CEEE Equatorial
Assim, para contribuir com a tranquilidade dos gaúchos durante as provas do Enem, a CEEE Equatorial lembra algumas dicas de segurança envolvendo energia elétrica:
- Não dirija após consumir bebidas alcoólicas para evitar o risco de colisões com postes, especialmente em alta velocidade;
- Não jogue objetos na rede elétrica, sejam eles metálicos ou não;
- Não toque em cabos elétricos no chão, mantenha a distância e acione imediatamente a companhia elétrica;
- Ao realizar atividades como poda de árvores ou instalação de enfeites, garanta que esteja longe dos cabos elétricos e postes;
- Evite conectar muitos aparelhos em uma única tomada para prevenir curtos-circuitos e incêndios;
- Ao sair, especialmente por longos períodos, desligue aparelhos eletrônicos da tomada para evitar surtos elétricos;
- Nunca manipule equipamentos elétricos com as mãos molhadas ou em ambientes úmidos;
- Ao realizar reparos elétricos, contrate profissionais capacitados para garantir a segurança;
- Sempre que for realizar qualquer manutenção elétrica em casa, desligue o disjuntor para cortar o fornecimento de energia;
- Ao manusear escadas e varas, certifique-se de que eles não toquem ou fiquem próximos a fios e cabos elétricos;
- Evite plantar árvores de grande porte perto de fios e postes, pois galhos podem cair sobre os cabos, provocando interrupções e riscos;
- Utilize protetores de surto para proteger aparelhos eletrônicos contra picos de energia, especialmente em épocas de tempestades.
“Em caso de qualquer emergência relacionada ao sistema elétrico da CEEE Equatorial (como cabos caídos, postes abalroados, árvores na rede, vazamento de energia, entre outros), ligue imediatamente para a Central de Atendimento da companhia, pelo número 0800 721 2333”, conclui o comunicado.