O CAFF (Centro Administrativo Fernando Ferrari) foi reaberto nesta segunda-feira (15). O prédio, na área Central de Porto Alegre, ficou fechado desde o dia 5 de maio, quando a cheia do Guaíba avançou pela avenida Loureiro da Silva e Borges de Medeiros.
A retomada das atividades no edifício será gradual. A primeira etapa do processo de reabertura contempla as secretarias sediadas entre o primeiro e o sexto andar.
A previsão do governo estadual é de que até a primeira quinzena de agosto todas as secretarias dos 21 andares ocupados do prédio retornem aos trabalhos na sede.
O Governo do Estado investiu mais de R$ 5 milhões nos trabalhos de recuperação do prédio. Cerca de 200 profissionais, entre servidores e trabalhadores de empresas terceirizadas, atuam na reforma.
Além da remoção de entulhos e limpeza, foi feita a revisão de todo o sistema elétrico do prédio. Também houve a substituição de quase todos os componentes do sistema hidráulico e de componentes elétricos e mecânicos dos 11 elevadores.
Um novo projeto de escoamento de águas pluviais, com a instalação de bombas submersas, foi instalado.