EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL

Aves e pássaros retornam à Expointer após dois anos de ausência

Com 923 animais, retorno de galinhas e calopsitas marca reabertura do Pavilhão de Pequenos Animais

Macho da raça Orpingtom amarelo e fêmea da raça Orpingtom negra foram grandes campeões da classe Inglesas na Expointer de 2022. Crédito: Expointer / Divulgação
Macho da raça Orpingtom amarelo e fêmea da raça Orpingtom negra foram grandes campeões da classe Inglesas na Expointer de 2022. Crédito: Expointer / Divulgação

Após suspensão por sanidade animal, as aves e pássaros voltam a participar da Expointer 2025, entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro, no Parque Assis Brasil, em Esteio. A edição marca o retorno de 381 aves (entre galos e galinhas de 33 raças) e 542 pássaros (de quatro raças), segundo os organizadores.

O segmento foi responsável por 27% do aumento no total de animais inscritos na feira em relação ao ano passado. Todos estarão no Pavilhão de Pequenos Animais, um dos espaços mais visitados da Expointer, especialmente por crianças e famílias.

Criadores celebram retorno com raças puras e novidades

O presidente da APCA (Associação Brasileira de Preservadores e Criadores de Aves de Raças Puras e Ornamentais), André Machado Schmitz, levará 38 aves de seu criatório em Alegrete, incluindo raças inglesas e asiáticas, como Orpington chocolate (estreante na feira), Mini Cochins, Sedosa do Japão e as ornamentais Brahma Perdiz e Brahma Dark.

Para Schmitz, o retorno representa uma vitória pessoal e coletiva:

“Ficar sem participar da feira é um desestímulo. A Expointer é uma vitrine, uma meta e uma oportunidade de renda.”

Os animais são preparados com alimentação balanceada, confinamento individual e até banhos para controle de parasitas. O criador percorre diariamente 20 km de bicicleta entre o centro de Alegrete e o Criatório Sidelina, no interior da cidade, para cuidar de seus 80 animais.

Com 180 pássaros, criador de Porto Alegre destaca paixão de 60 anos

Pedro Antônio Cordeiro da Costa, 69 anos, presidente da SOR (Sociedade Ornitológica Riograndense), também celebra o retorno dos pássaros à Expointer. Ele participa da feira há mais de 30 anos e levará cerca de 180 aves ao evento, incluindo calopsitas, periquitos australianos e mandarins.

A paixão de Cordeiro começou aos 10 anos e hoje se traduz no cuidado diário com mais de 70 casais de aves em Porto Alegre, onde mantém viveiros, criadouros e espaços de socialização.

“Minha realização é poder transmitir conhecimento e alegria ao público. A Expointer é nosso canal com a sociedade.”

Os pássaros têm dietas específicas, viveiros adaptados por espécie e passam por rotina de manejo que prioriza bem-estar, musculatura e socialização. Entre os destaques, estão os periquitos australianos e as calopsitas, bastante procurados por visitantes.

Palavras-chave estratégicas e sinônimos utilizados

  • Expointer 2025
    • feira agropecuária, evento rural
  • aves e pássaros
    • galinhas, calopsitas, animais de pequeno porte
  • Pavilhão de Pequenos Animais
    • espaço infantil, visitação popular
  • criação de aves ornamentais
    • raças puras, criadores de galinhas
  • Sociedade Ornitológica Riograndense
    • SOR, criadores de pássaros

Slug sugerido
expointer-2025-retorno-aves-e-passaros

Seu negócio no Agora RS!

Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.