A Sefaz (Secretaria Estadual da Fazenda), por meio da Receita Estadual, realizou nos últimos dias uma alteração no funcionamento do aplicativo do IPVA RS. A ação teve como foco aumentar a segurança de acesso aos dados.
Após ficar fora de funcionamento na última semana para a realização de manutenção, o acesso aos serviços disponíveis através do aplicativo do IPVA RS está normalizado. Assim como no site, que na última sexta-feira (5) também foi atualizado, ele só poderá ser utilizado por meio do login gov.br, o mesmo adotado para acessar os serviços do governo federal.
A partir desta terça-feira (9) o usuário será encaminhado automaticamente ao cadastro federal sempre que precisar gerar o QR Code para pagamento à vista ou por parcelas de Pix, as taxas de licenciamento, as multas, bem como realizar a consulta e a quitação do IPVA de anos anteriores.
O pagamento via Pix do IPVA 2024 está disponível em mais de 760 instituições e a modalidade é usada tanto para quem aderiu ao parcelamento quanto para quem quer pagar em cota única. As pessoas que não tiverem login gov.br devem fazer o cadastro ou procurar a rede credenciada para que consigam pagar o imposto: Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil e lotéricas da Caixa Econômica Federal.
Os contribuintes que estão pagando o tributo de forma escalonada pelo Pix precisam gerar todo mês um novo QR Code para a quitação da parcela. Para manter o parcelamento é preciso fazer os pagamentos dentro dos prazos estipulados.
Como acessar
O aplicativo do IPVA RS pode ser baixado para dispositivos móveis na Play Store (Android) e na App Store (iOS). Para uso em computador ou notebook, é possível acessar o site e utilizar seus serviços a partir do login da conta gov.br. São necessários os selos prata ou ouro. Para saber como se tornar nível prata ou ouro acesse o site gov.br clicando aqui.