A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira (9), uma operação para combater crimes de homicídios. Os autores são membros de uma facção criminosa atuante no RS. Ao todo, os agentes prenderam 21 pessoas, entre elas quatro lideranças do crime organizado e quatro envolvidos diretamente em uma execução. Além disso, a polícia prendeu um alvo na cidade de Criciúma, em Santa Catarina, também por envolvimento direto na execução.
O crime em questão ocorreu no dia 14 de maio de 2023 na Vila São Borja, no bairro Sarandi, em Porto Alegre. Na ocasião, após um ataque armado de indivíduos pertencentes a um grupo criminoso que buscava domínio dos pontos de tráfico da região, membros do grupo mataram cinco pessoas de forma fria, diz a Polícia. Ademais, outras cinco vítimas ficaram feridas e, segundo seus próprios relatos, não morreram por terem se fingido de mortas.
Após meses de investigação e realização de diligências, a investigação comprovou a autoria mediata por parte de dois mandantes e de dois coordenadores da ação criminosa, assim como a atuação de seus executores. Depois de cumprirem esta etapa, a polícia decretou as prisões preventivas de todos os envolvidos.
Por fim, a Polícia Civil relata que os detidos pertencem a uma organização criminosa atuante no estado do Rio Grande do Sul, com grande poderio ofensivo e responsável por diversas mortes, além da prática de outros crimes. Os investigados também agiram com muita frieza. O nome “Operação Sangue Frio” vem daí.
Mais de oitenta ordens judiciais
Ao todo, os agentes cumpriram 87 ordens judiciais. Além das prisões, uma delas temporária e as demais preventivas, foram 66 mandados de busca e apreensão em Porto Alegre, Cachoeirinha, Alvorada, Novo Hamburgo, Canoas, Santa Cruz do Sul, Sapucaia do Sul, Cidreira e Criciúma. Houve apreensão também de 3 revólveres, uma pistola e cocaína. A investigação atingiu duas facções com a investida.
A “Operação Sangue Frio” ocorreu por meio da 3ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Porto Alegre. Os agentes contaram com o apoio da Brigada Militar.