Um vazamento de combustível em um posto localizado na avenida Ipiranga, em Porto Alegre, nas proximidades da sede da Polícia Federal, mobiliza agentes de diversos órgãos desde o fim da manhã de hoje (27). Conforme o DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgotos), o combustível atingiu as redes de drenagem. Não há risco iminente de explosão.
O problema foi identificado em um Posto Shell, que fica na avenida Ipiranga, número 1231, no bairro Azenha. O combustível que vazou foi drenado até à Ebap (Estação de Bombeamento de Águas Pluviais) número 14, localizada em frente ao posto. A extensão dos danos está sendo avaliada. Na tarde desta terça-feira, o produto vazado já estava sendo recolhido do interior das galerias de esgoto pluvial e tanque subterrâneo de armazenamento do combustível.
O Dmae disse estar realizando coletas no Arroio Dilúvio para monitorar possíveis pontos de contaminação. No entanto, até o momento, a captação de água bruta não registrou alterações na qualidade da água para abastecimento. Além disso, será mantida uma rotina de coleta e de monitoramento da foz do Dilúvio nos próximos dias para acompanhar possível contaminação do manancial.
Em função do vazamento, a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) chegou a bloquear a Ipiranga entre as avenidas Erico Verissimo e Azenha, no sentido Centro ao bairro. No entanto, a interrupção do tráfego já foi desfeita.
Uma empresa foi contratada pelo posto e realizou a retirada do combustível. Os responsáveis pelo posto ainda não se manifestaram sobre o vazamento.
Além da Defesa Civil Estadual e da EPTC, equipes do Corpo de Bombeiros Militar, Emergência da Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental), Defesa Civil municipal, DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgotos) estão mobilizadas no local do acidente.