Redes Sociais

Usuário de OnePlus 8 Pro detecta funcionalidade rara em câmera. Empresa diz que irá desativar a função temporariamente

Com um recurso bacana e inovador como esse, o natural seria que o fabricante divulgasse a funcionalidade, porém, nem a empresa nem o próprio manual do produto citam o filtro.

A funcionalidade de Raio-X para telefones celulares sempre foi parte das fantasias e projeções que as pessoas fazem sobre o futuro dos smartphones. Agora, de repente, esse recurso está disponível no novo OnePlus 8 Pro. E o melhor de tudo: a inovação parece ter sido acidental.

Tudo começou com um vídeo postado no Twitter onde o usuário mostra que um determinado filtro de cor da câmera de seu celular é capaz de revelar o interior de alguns objetos eletrônicos, como um dispositivo Apple TV e um joystick. Foi o suficiente para a Internet ficar em polvorosa.

Com um recurso bacana e inovador como esse, o natural seria que o fabricante divulgasse a funcionalidade, porém, nem a empresa nem o próprio manual do produto citam o filtro, o que dá a entender que não era essa a intenção e que nada disso foi realmente pensado. Recém chegado no Brasil, o OnePlus 8 e 8 Pro, são já um sucesso. De entre as suas principais configurações, é a tela que acaba se destacando, com uma ligeira curvatura – designada pela OnePlus de Fluid Display – e com uma taxa de atualização de 120 Hz, garantindo assim, uma maior fluidez em conteúdos compatíveis e navegação. Com uma resolução QHD+ (apenas presente na versão mais avançada) é ideal para games, fotografias e vídeos com uma grande qualidade. A rapidez do processador Snapdragon 865 5G torna, por exemplo, uma busca da lista de cassinos online confiáveis para se divertir, numa experiência quase que sensorial e realista. Quanto às fotografias e vídeos, o modelo padece de um sistema híbrido ótico estável OIS e EIS, possui 3 microfones captando um áudio com a melhor qualidade possível e ainda zoom de áudio para aumentar o som onde o utilizador foca a câmara.

Como o filtro funciona?

O que o filtro Photocrom faz, na verdade, é reduzir a captação de luz infravermelha, e a ideia inicial era apenas dar um estilo cromático às imagens captadas pela câmera com esse filtro. Acontece que essa funcionalidade também causa um efeito de transparência em determinados plásticos mais finos, como carcaças de eletrônicos e controles remotos.

Logo apareceram mais imagens e vídeos captados com o filtro, mostrando o interior de alguns objetos. O canal Unboxing Therapy testou e aprovou o efeito de transparência também em tecidos, enrolando alguns objetos numa camiseta, dando a entender que o poder revelador do filtro vai mais além de carcaças de objetos eletrônicos.

Apesar do alvoroço inicial causado pela descoberta de uma câmera com visão raio-x, outros sites e canais de tecnologia vieram a público para dizer que o filtro não tem esse poder todo que muitos alegam. Em algumas análises, a câmera do OnePlus 8 Pro não revelou nada demais nos testes com tecidos nem com eletrônicos, sendo capaz de exibir apenas um par de pilhas por trás do plástico de um controle remoto.

O que disse a OnePlus

Alguns dias depois da publicação dos primeiros vídeos e fotos do filtro Photocrom sendo usado para ver através de objetos, a OnePlus se manifestou publicamente dizendo que o filtro será temporariamente desativado dos smartphones em uma semana, e que será lançada uma atualização para os usuários do modelo 8 Pro, desabilitando o filtro.

Essa medida reforça a tese de que a inovação foi, na verdade, acidental, porém não significa que a empresa irá abolir para sempre este recurso de seus telefones. Acontece que muitos levantaram a preocupação sobre questões de privacidade pessoal quando ouviram falar da tecnologia, com a possibilidade de se ver, por exemplo, através de uma peça de roupa. Talvez, tudo o que a empresa queira seja algum tempo para traçar um plano de comunicação que convença a todos que o filtro inovador não oferece esse tipo de risco para as pessoas.

A empresa já diz, inclusive, que o infravermelho do smartphone tem um poder de penetração fraquíssimo, e que a maioria dos objetos não ficam transparentes com o filtro habilitado. De qualquer forma, o celular vem sendo um grande sucesso de vendas, apesar da situação atual que se está vivendo. Além dessa câmera com filtro de cores, possui mais duas câmeras de 48 Megapixels e uma câmera frontal de 8. A versão mais barata, com 128Gb de armazenamento, custa em torno de 900 dólares, enquanto a versão de 256Gb fica na faixa dos 1000 dólares.